Universidade Federal de Mato Grosso

Instituto de Geografia, História e Documentação

Departamento de Geografia

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL 2018/2

 

O Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário – Cuiabá oferece vagas  para candidatura a Aluno Especial, nas seguintes disciplinas, ofertadas no segundo semestre de 2018.

 

QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS URBANAS.

Número de vagas: 10

Docentes: Prof. Dr. Hugo Romero (Universidade do Chile); Prof. Dr. José Carlos Ugeda Júnior (UFMT), Prof.ª Dr.ª Sílvia Fernanda Cantóia (UFMT), Prof.ª Dr.ª Ivaniza de Lourdes Lazzarotto Cabral (UFMT), Prof.ª Dr.ª Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni (UFMT / UFPE).

Carga horária: 60h

Período: 03 a 28 de setembro (14:00 e 18:00 hs) com período concentrado 17 a 20 de setembro devido a presença do professor visitante.

                             haverá trabalho de campo entre os dias 21 a 23 de setembro em Cuiabá e Várzea Grande (8:00 – 12:00 e 14:00 a 18:00)

CIDADES E TERRITORIALIDADES URBANAS.

Número de vagas: 10

Docente: Prof.ª Dr.ª Sônia Regina Romancini (UFMT) e Prof. Dr. Clayton Ferreira Dal Pozzo (Bolsista PNDP / UFMT)

Carga horária: 60h

Período: 01 de outubro a 14 de novembro de 2018 (7:30 – 11:30 hs)

                               haverá trabalho de campo em Cuiabá

METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Número de vagas: 10

Docente: Prof.ª Dr.ª Marcia Ajala Almeida (UFMT)

Carga horária: 60h

Período: 19 de novembro a 14 de dezembro (14:00 – 18:00 hs).
                               haverá atividade prática realizada em escolas em Cuiabá

SISTEMAS ATMOSFÉRICOS NA AMÉRICA DO SUL.

Número de vagas:10

Docente: Prof. Dr. Rodrigo Marques (UFMT)

Carga horária: 30h

Período: 01 de outubro a 10 de dezembro, Segundas Feiras (14:00 – 17:00 hs).

ANÁLISE E MODELAGEM DE VARIÁVEIS AMBIENTAIS.

Número de vagas: 10

Docente: Prof. Dr. Peter Zeilhofer (UFMT)

Carga Horária: 60 h

Período: 15 de agosto a 12 de dezembro (Quartas Feiras 14:00 – 18:00 hs).

Modelagem e Análise de Dados Geográficos em SIG..

Número de vagas: 10

Docente: Prof. Dr. Emerson Soares dos Santos (UFMT) e Prof. Dr. Gilson Alberto Rosa Lima (UFMT)

Carga Horária: 60 h

Período: 14 de agosto a 11 de dezembro (Terças Feiras 14:00 – 18:00 hs).

 

*** Ementas no final deste documento

 

Os candidatos a aluno especial deverão informar seus dados pessoais em formulário eletrônico disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFMT (www.geografiaufmt.com.br). No preenchimento do formulário, deverão justificar os motivos e a importância de se cursar a disciplina. Deverão ainda anexar os seguintes documentos escaneados:

a) Cópia do Diploma ou Atestado de curso superior;

b) Cópia do RG;

c) Cópia do CPF.

Os candidatos que quiserem se inscrever em mais de uma disciplina, deverão preencher o formulário para cada inscrição.

Os candidatos poderão ainda se inscrever presencialmente na Secretaria do POSGEO (Bloco do IGHD da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Cuiabá – (65) 3615-8468) devendo apresentar o Formulário de Inscrição devidamente preenchido, acompanhando dos seguintes documentos:

a) Cópia do Diploma ou Atestado de curso superior;

b) Cópia do RG;

c) Cópia do CPF.

 

Os candidatos poderão solicitar inscrição e, quando aprovados, poderão cursar até no máximo duas disciplinas, na condição de “aluno especial”, ofertadas pelo Programa.

 

O preenchimento de formulário on-line ou sua entrega com os respectivos documentos na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia (Bloco do IGHD da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Cuiabá - (65) 3615-8468), deverá ser realizado no período de 01 a 07 de agosto de 2018 das 08h00min às 11h00min e das 14h00min as 17h00min (exceto sábado e domingo).

 

O Colegiado de Curso, em concordância com o professor responsável pela disciplina, decidirá e divulgará quais requerimentos foram aprovados, sendo o aluno pretendente avaliado pela justificativa. O resultado será publicado oficialmente na página da UFMT, via PROPG, e no site do programa de Pós-Graduação em Geografia (www.geografiaufmt.com.br), até o dia 09 de agosto de 2018. Poderá ser solicitado o resultado via telefone (3615-8468).

 

Havendo possibilidade de recurso, o mesmo deverá ser solicitado a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia por meio de processo devidamente instruído e apresentado na Secretaria do Posgeo da UFMT, até as 17h:30min do dia 10 de agosto de 2018, respeitando assim o prazo de 24 horas a contar da divulgação do resultado.

 

Os candidatos, cujos requerimentos forem aprovados, deverão efetivar sua matrícula de Aluno Especial da seguinte forma:

1-Realizar pagamento de Boleto Bancário da Taxa de Matrícula de R$183,70 (cento e oitenta e três reais e setenta centavos), por disciplina, até o dia 17 de agosto de 2018. O boleto bancário para pagamento da taxa ficará disponível on-line (http://www.fundacaouniselva.org.br), para os candidatos cujos processos forem deferidos, após a homologação do resultado da análise dos processos.

2-Entregar comprovante de pagamento na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia pessoalmente até o dia 20 de agosto de 2018,

ou

Acessar novamente o site do Programa de Pós-Graduação em Geografia (www.geografiaufmt.com.br) até o dia 20 de agosto de 2018 e preencher novo formulário informando o pagamento, e anexando o devido comprovante.

 

Efetivado o pagamento, não haverá devolução da taxa de inscrição. A taxa de inscrição deve ser em favor da Fundação de Apoio em Desenvolvimento da UFMT (Fundação UNISELVA)

 

Aos alunos especiais não será garantida a matrícula como aluno regular em futuros processos seletivos. A passagem da condição de aluno especial para aluno regular dar-se-á apenas por meio de aprovação no processo de seleção público do Programa. No ato da matrícula os alunos especiais deverão assinar declaração para dar ciência desta condição. Os mesmos direitos e deveres aplicados aos alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Geografia, conforme consta do Regimento do Programa aprovado pelo CONSEPE, referente à presença nas aulas, participação das avaliações e cobrança dos estudos, serão aplicados aos alunos especiais.

 

Em caso de aprovação em processo seletivo futuro para o Programa de Pós-Graduação em Geografia, o aluno poderá solicitar o aproveitamento dos créditos realizados como Aluno Especial.

 

Cuiabá, 29 de junho de 2018.



 

 


Prof. Dr. José Carlos Ugeda Júnior
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia / IGHD / UFMT
PORTARIA Nº 1322/SGP 2018
SIAPE: 1971032
(65) 3615-8468

 

 



 

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

 

 

 

QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS URBANAS.

Ementa: O espaço urbano e as questões ambientais: problematização e complexidade do ambiente urbano. As contradições acerca da sustentabilidade urbana. Impactos ambientais urbanos. Planejamento ambiental urbano. Urbanização e vegetação urbana. Climatologia Urbana. Apropriação do relevo no espaço urbano. A água na cidade. Consumo e consumismo da e na cidade. Resíduos Sólidos e efluentes. Qualidade Ambiental e Qualidade de Vida.

CIDADES E TERRITORIALIDADES URBANAS.

Ementa: Principais conceitos sobre a cidade e o urbano; Rede urbana; Cidades médias e metropolização; Os agentes produtores do espaço urbano; Novos produtos imobiliários e consumo segmentado do espaço urbano; Reestruturação urbana e criação de novas centralidades; Fragmentação socioespacial; Segregação socioespacial; Desigualdades sociais, políticas públicas e movimentos sociais; Territorialidades e práticas espaciais contemporâneas.

METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Ementa: Contextualização histórica do ensino de Geografia. Análise da situação do ensino de Geografia no Brasil. Alternativas teóricas e metodológicas para o ensino de Geografia. Avaliação no ensino de Geografia.

SISTEMAS ATMOSFÉRICOS NA AMÉRICA DO SUL.

Ementa: Gênese e consequência para o tempo local em consequência da atuação dos principais sistemas atmosféricos no continente sul-americano: zonas de convergência, sistemas de alta e baixa pressão, correntes de jato, linhas de instabilidades, vórtices ciclônicos, sistemas frontais, complexos convectivos de meso escala. Como os eventos de oscilação sul, El Niño e La Niña (ENSO) afetam a América do Sul. Identificação dos sistemas atmosféricos com uso de imagens de satélites e produtos meteorológicos.

ANÁLISE E MODELAGEM DE VARIÁVEIS AMBIENTAIS.

Ementa: A disciplinas visa introduzir em técnicas selecionadas da analise temporal e espacial e modelagem, amplamente utilizadas na Geografia Quantitativa. Dimensões, escalas (em termos estatísticos) e características distribucionais de variáveis ambientais e sua relevância para escolha de métodos de análise. Correlação e autocorreção e sua relevância para a análise de series temporais e dados espaciais. Analise de series temporais: preenchimento de falhas e tratamento de dados censurados, autocorreção temporal, extração de tendências e variações cíclicas por métodos no domínio temporal e espectral (SSA etc.). Sobreposição de camadas na análise geográfica. Interpolação espacial de dados climáticos. Processamento e analise de Modelos numéricos de Terreno para parametrização de bacias hidrográficas. Modelagem ambiental com ênfase na simulação de UOT e de vazão e qualidade de água. Series temporais (conceito e aplicações). Média móvel. Fundamentos da analise espectral. Relações de dependência linear e ortogonalidade de vetores. Método SSA- Caterpillar. Tendência de longo prazo. Oscilações, ciclos, sazonalidade e ruídos. Falhas de dados e preenchimento de series. Analise de consistência de variáveis ambientais.

Modelagem e Análise de Dados Geográficos em SIG.

Ementa: As estruturas de relacionamentos e de comportamento dos dados geográficos em ambiente SIG. Modelagem de Banco de Dados geográficos. Consultas em banco de dados geográficos. As principais técnicas de Análise Espacial no contexto de estudos de Geoprocessamento, incluindo Estatística Espacial, Geoestatística, Regressão Espacial, Modelos de Iteracão Espacial e Modelagem Dinâmica.

 

 

 

  

 

Defesas

Não há eventos programados!