GEOHIDRO Grupo de estudos em Recursos Hídricos e Geoprocessamento 

O grupo de pesquisa GEOHIDRO se propõe a estudar os Recursos Hídricos, seus aspectos quantitativos, qualitativos, seus impactos na saúde humana e ambiental, como também aspectos ligados a sua gestão institucional e econômica, introduzidos com a implementação da legislação nacional e estadual dos Recursos Hídricos de 1997. A abordagem destes tópicos envolve a aquisição e processamento dos mais diversos dados ambientais e sócio-econômicos, requerendo técnicas que possibilitem a integração de dados espaciais e temáticos. O Geoprocessamento e mais especificamente os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) apresentam a capacidade de representar e analisar características espaciais da superfície terrestre, disponibilizando desta forma ferramentas para incrementar o grau de definição espacial das bacias e seus constituintes, em número e detalhes descritivos. 


GECA - Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade 

O Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade GECA entre 2008-2013 estabeleceu profícua parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas- INAU e o Centro de Pesquisas do Pantanal - CPP cujos resultados das pesquisas integram a obra "Ambiente Agrário do Pantanal Brasileiro: Socioeconomia e Conservação da Biodiversidade " lançado em 2015 e disponível gratuitamente no site http://issuu.com/imprensa.livre/docs/pantanal_parte_1 e http://issuu.com/imprensa.livre/docs/pantanal_parte_2 . Integrou a 'Rede de Estudos Sociais, Ambientais e de Tecnologias para o Sistema Produtivo na Região Sudoeste de Mato Grosso (ASA)' ; desenvolve o projeto DATALUTA Mato Grosso, articulado a Rede DATALUTA NACIONAL e o Projeto Educação Socioambiental Patrimonial e Turística em Comunidades Tradicionais do Pantanal com apoio financeiro da Embaixada da Nova Zelândia.


NUPEGEO - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de Geografia 

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de Geografia - NUPEGEO-UFMT tem como objetivo investigar: processos de formação inicial e continuada de professores que atuam no ensino fundamental, médio e superior; analisar as formas como esses processos repercutem na constituição dos saberes e das práticas pedagógicas no cotidiano escolar; identificar e analisar diferentes dimensões dos processos de ensinar e aprender Geografia nos diferentes níveis e modalidades de ensino(educação infantil, ensino fundamental, médio, superior) em escolas urbanas e rurais; investigar os diferentes artefatos culturais, linguagens e materiais presentes nas práticas educativas. O grupo tem como meta produzir conhecimentos nesta área de investigação científica e contribuir de forma efetiva para a produção e reflexão dos saberes e das práticas de ensino de Geografia.


 

SARE - Sociedade, Ambiente, Representação e Educação

 O grupo de Pesquisa em Geografia: Sociedade, Ambiente, Representação e Educação - SARE é constituído por docentes do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, em parceria com outras instituições de ensino superior, bem como por alunos de graduação e de pós-graduação orientados por esses docentes. O grupo de pesquisa dialoga com a relação sociedade e natureza, realizando estudos socioambientais, pautados na dinâmica do espaço geográfico e suas representações, envolvendo a análise integrada da paisagem, a epistemologia da geografia e a educação geográfica.

 


SIGSaúde - Geografia e Análise Espacial em Saúde 

O grupo de pesquisa visa estudar aspectos relacionados a aplicação do conhecimento geográfico para solução de problemas de saúde pública. Utiliza-se de técnicas de Geoprocessamento e Análise Espacial de Dados Geográficos, o que possibilita articular informações de diferentes áreas do conhecimento. A associação de pesquisadores e estudantes visa potencializar a integração da pesquisa em Geografia e Geoprocessamento, com investigações sobre a situação do processo saúde-doença, com atenção especial para a cidade de Cuiabá e cercanias e o estado de Mato Grosso, porém não delimitando estas como áreas de estudo.

 


HPGEO - Grupo de Pesquisa em História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia

O Grupo de Pesquisa em História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia foi organizado no intuito de realizar um aprofundamento analítico sobre os pensadores e as obras clássicas da Geografia. A partir daí, põe-se como linha básica de atuação o estudo dos desdobramentos epistemológicos derivados de diversos contextos (filosóficos, socioeconômicos, culturais, científicos) e que marcaram a organização da Geografia alemã e francesa. Além disso, buscaremos refletir sobre a influência destas ideias e teorias sobre a organização do pensamento geográfico e social brasileiro. O grupo mantém parcerias de pesquisa com a Unicamp, UFES e UEM.


 

Defesas

Não há eventos programados!