DISCIPLINA

 

CLIMATOLOGIA URBANA

 

CARGA HORÁRIA

 

Teórica

Prática

Total

Créditos

 

30 horas

30 horas

60 horas

3 créditos

 

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

SIGLA:

 

Programa de Pós-graduação em Geografia – Instituto de Geografia, História e Documentação

POSGEO-IGHD

 

 

 
 

EMENTA

   

 

 

 

 

Fundamentos teóricos e metodológicos para a análise do clima urbano.As escalas de análise do clima urbano. A produção do espaço urbano e a produção social do clima urbano. Os condicionantes naturais e urbanos nos estudos do clima. Balanço de radiação e balanço de energia em áreas urbanizadas. A frequência, a intensidade e a distribuição espacial das ilhas de calorsuperficiais, atmosféricas e bioclimáticas.Técnicas de sensoriamento remoto para o estudo e representação espacial datemperatura.A análise geográfica do clima como subsídio ao planejamento urbano.

 
 
 
 

 

 

 

 
 

BIBLIOGRAFIA

   

 

 

 

AMORIM M.C.C.T., DUBREUIL V., QUENOL H., SANT’ANNA J.L.Características das ilhas de calor em cidades de porte médio: exemplos dePresidente Prudente (Brasil) e Rennes (França). Confins [Online], 7-2009. 16p.http://confins.revues.org/index6070.html

AMORIM, M. C. C. T., MONTEIRO, A. As temperaturas intraurbanas: exemplosdo Brasil e de Portugal. Confins (Paris). , v.13, 2011. p.1 – 18.

AMORIM, M. C. C. T. A.; SANT´ANNA NETO, J. L. MONTEIRO, A.Climatologia Urbana e Regional: Questões teóricas e estudos de caso. SãoPaulo. Outras Expressões. 2013.

BRANDÃO, A. M. de P. M. O clima urbano da cidade do Rio de Janeiro.São Paulo, 1996. 362p. Tese (Doutorado em Geografia Física) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

CUNHA, E.G. da (Org.). Elementos de arquitetura e climatização natural. Porto Alegre: Masquatro Ed., 2006.

FROTA, ANÉSIA BARROS; Schiffer, Sueli Ramos. Manual de conforto térmico: arquitetura, urbanismo. São Paulo: Studio Nobel, 2000.

LOMBARDO, M. A. Ilha de Calor nas Metrópoles: O exemplo de São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1985.

MAITELLI, G. T, ZAMPARONI, C.A.G.P, LOMBARDO, M.A. Ilha de Calor em Cuiabá – MT: uma amostragem de clima urbano. In: Anais do Encontro Nacional de Estudos Sobre o meio Ambiente, 3.Londrina - PR, p.561-571, 1991

MAITELLI, G. T. Uma abordagem tridimensional de clima urbano em área tropical continental: o exemplo de Cuiabá - MT. São Paulo, 1994. (Doutorado em Geografia) - Universidade de São Paulo.

MONTEIRO, C. A. F. Teoria e clima urbano São Paulo: IGEOG-USP, 1976. (Séries Teses e Monografias).

MONTEIRO C. A. de F., MENDONÇA, F. Clima Urbano. São Paulo: Contexto, 2003. 192p.

SETTE, D. M. O Clima de Rondonópolis-MT. Dissertação de Mestrado – FFLCH/USP. 1996.

ZAMPARONI, C. A. P. G. Ilha de Calor em Barra do Bugres e Tangará da Serra-MT: uma contribuição ao estudo do clima urbano em cidades de pequeno porte em área tropical. São Paulo. Dissertação de Mestrado - FFLCH/Departamento de Geografia/Universidade de São Paulo, 1995.

CHANDLER, T. J. The climateof London. London: Hutchisonof London, 1965.287p.

FIALHO, E.S. Ilha de calor em cidade de pequeno porte: Caso de Viçosa, na zona da mata mineira. São Paulo, 2009. Tese. (Doutorado em Geografia) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

GARTLAND, Lisa. Ilhas de Calor: como mitigar zonas de calor em áreasurbanas. São Paulo: Oficina de textos, 2010.

MELLO, M.A.; MARTINS, N.; SANT’ANNA NETO, J.L. A influência dos materiais construtivos na produção do clima urbano. In: Revista Brasileira de Climatologia, nº5: 27-40

MENDONÇA, F. de A. O clima e o planejamento urbano de cidade de porte médio e pequeno: proposição metodológica para estudo e aplicação à cidade de Londrina, PR. São Paulo, 1994. 322P. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

MONTEIRO, Ana. O clima urbano do Porto: contribuição para a definição das estratégias de planejamento e ordenamento do território. Fundação CalousteGulbenkian, Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, 1997.

MONTEIRO, C. A. de F. Análise Geográfica do Clima. Cadernos Geográficos, n.1, Florianópolis, Ed. da UFSC, 1999.

MONTEIRO C. A. de F. Por um suporte teórico e prático para estimular estudos geográficos do clima urbano no Brasil. Geosul, Florianópolis, v.5, n.9, p.7-19, 1990.

MONTEIRO C. A. de F. Adentrar a cidade para tomar-lhe a temperatura. Geosul, Florianópolis, v.5, n.9, p. 61-79, 1990.

MONTEIRO C. A. de F. A cidade como processo derivador ambiental e estrutura geradora de um “clima urbano”. Geosul, Florianópolis, v.5, n.9, p. 80-114, 1990.

PITTON, S. E. C. As cidades como indicadores de alterações térmicas. São Paulo, 1997. 272p. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

TARIFA, J.R.; AZEVEDO, T.R. Os climas na cidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2001.

 
 
 
 
 
 
 

Defesas

Não há eventos programados!