DISCIPLINA

 

METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA

 

CARGA HORÁRIA

 

Teórica

Prática

Total

Créditos

 

30 horas

30 horas

60 horas

3 créditos

 

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

SIGLA:

 

Programa de Pós-graduação em Geografia – Instituto de Geografia, História e Documentação

POSGEO-IGHD

 

 

 
 

EMENTA

   

 

 

 

Contextualização histórica do ensino de Geografia. Análise da situação do ensino de Geografia no Brasil. Alternativas teóricas e metodológicas para o ensino de Geografia. Avaliação no ensino de Geografia.

 
 
 
 

 

 

 

 
 

BIBLIOGRAFIA

   

 

 

 

CALLAI, H. C.; SCHÄFFER, N. O. KAERCHER, N. A. (Org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Ed. UFRGS/AGB-Seção Porto Alegre, 1999.

CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

CAVALCANTI, L.Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

KAERCHER, Nestor André. Desafios e utopias no Ensino de Geografia. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.0 CACETE, N. H.Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

BRABANT, J. M. Crise da geografia, crise da escola. In: OLIVEIRA, A.U. de (org.). Para onde vai o ensino de geografia? São Paulo, Contexto, 1989. p.15-23.  CALLAI, H. C. A Geografia no Ensino Médio. Revista Terra Livre. Nº.14. Associação dos Geógrafos Brasileiros: São Paulo, 1999.

CARLOS, A. F. A. A geografia da sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

CASTELLAR, S. M. V. (Org.). Educação geográfica e as teorias de aprendizagens. Cadernos Cedes. Campinas, v. 25, n. 66, p. 209-25, mai. ago. 2005.

CASTROGIOVANNI, A. C. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. (Org.) Porto Alegre: Mediação, 2000.

CAVALCANTI, L. S. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia, GO: Alternativa, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

LACOSTE, Y. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas (SP), Papirus, 1988.

MOSCHCOVITCH, L. G. Gramsci e a escola. São Paulo, Ática, 1990.

RESENDE, M. S. A geografia do aluno trabalhador: caminhos para uma prática de Ensino. São Paulo, Loyola, 1986.

 
 
 
 
 
 
 

Defesas

Não há eventos programados!