DISCIPLINA

 

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

 

CARGA HORÁRIA

 

Teórica

Prática

Total

 

15 horas

30 horas

45 horas

 

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

SIGLA:

 

Programa de Pós-graduação em Geografia – Instituto de Geografia, História e Documentação

POSGEO-IGHD

 

 

 
 

EMENTA

   

 

 

 

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Geografia, por pelo menos um semestre letivo. Pode ser dispensado do estágio o aluno que tiver experiência letiva comprovada em curso superior por pelo menos 04 semestres completos, de acordo com o Regimento Interno do PPGGeo e a Portaria 64, de 18/11/2002 – CAPES. Ao concluir o estágio, no prazo de máximo 02 meses, o aluno deve entregar na Secretaria do Programa o Relatório de Estágio de Docência, assinada pelo orientador. Os mestrandos/a que exercerem a função de Professor Substituto na UFMT poderão validar o exercício docente da disciplina sob sua responsabilidade como Estágio Docência. Neste caso, o relatório deverá ser primeiro analisado pelo Chefe do Departamento, depois encaminhado à Comissão de Bolsas.

 
 
 
 

 

 

 

 
 

BIBLIOGRAFIA

   

 

 

 

ALARCÃO, Isabel (org.). Formação reflexiva de professores – estratégias de supervisão. Porto, Porto Editora, 1996.

TAVARES, José (org.). Supervisão da prática pedagógica – uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra, Livraria Almedina, 1987.

CASTORIADIS, Cornelius. L’institution imaginaire de la société. Paris, Seuil, 1975.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

IMBERT, Francis. Para uma Práxis Pedagógica. Brasília, Plano Editora, 2003.

KULCSAR, Rosa. O Estágio Supervisionado como Atividade Integradora. In PICONEZ, Stela C. B. (org.). A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. 2ª edição. Campinas, SP, Papirus, 1994.

NÓVOA, Antonio (org.). Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 2992.

PICONEZ, Stela C. B. (org.). A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. 2ª edição. Campinas, SP, Papirus, 1992.

TARDIFF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Vozes, 2002.

 
 
 
 
 
 
 

Defesas

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