MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

MESTRADO

 

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

SELEÇÃO 2019

(Publicado em 12/09/2018)

 

O Programa de Pós-graduação – Mestrado em Geografia do Instituto de Geografia, História e Documentação, Departamento de Geografia, Campus de Cuiabá, comunica a abertura de inscrições e estabelece normas para o processo seletivo 2019 do Curso de Mestrado em Geografia, Área de Concentração Ambiente e Desenvolvimento Regional.

Os candidatos concorrerão a até 18 vagas, na área de concentração Ambiente e Desenvolvimento Regional, de acordo com o quadro abaixo:

 

Ambiente e Desenvolvimento Regional

18 VAGAS

Profa. Dra. Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni

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Profa. Dra. Ivaniza de Lourdes Lazzarotto Cabral

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Prof. Dr. José Carlos Ugeda Júnior

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Prof. Dr. Rodrigo Marques

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Prof. Dr. Francisco de Assis Gonçalves Junior

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Prof. Dr. Cornélio Silvano Vilarinho Neto

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Profa. Dra. Sônia Regina Romancini

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Profa. Dra. Onelia Carmem Rossetto

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  Profa. Dra. Tereza Cristina de Souza Higa

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Prof. Dr. Emerson Soares dos Santos

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Prof. Dr. Peter Zeilhofer

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Profa. Dra. Gilson Alberto da Rosa Lima

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Profa. Dra. Silvia Fernanda Cantoia

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Profa. Dra. Marcia Ajala Almeida

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O Exame de Seleção será realizado por uma Comissão de Seleção designada pelo Colegiado do Programa. O número de vagas oferecido (18) pelo Programa de Mestrado só será preenchido mediante aprovação no exame de seleção.

O Programa de Mestrado em Geografia requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática que compreende, além de aulas, seminários, trabalhos de campo e de laboratório, desenvolvimento de pesquisa e a elaboração de relatórios e da dissertação.

 

1. INSCRIÇÕES

É desejável que os candidatos entrem em contato com os docentes credenciados anteriormente ao Processo de Inscrição para definição de temas de pesquisa e delineamento de Projetos de Pesquisa. Os candidatos podem contatar os docentes através dos endereços eletrônicos disponibilizados neste Edital.

As inscrições para o processo seletivo serão feitas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Geografia, Instituto de Geografia, História e Documentação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Cuiabá, no período de 15/10/2018 a 26/10/2018, das 7:30h às 11:30h e 13:30h às 17:30h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, mediante a entrega da seguinte documentação:

a)      Formulário de Inscrição preenchido (anexo 01 deste edital);

b)      Cópia do diploma de graduação ou outra documentação que comprove estar o candidato em condições de colar grau antes do período previsto para efetivação de matrícula no Programa de Pós-graduação. Os candidatos que apresentarem diplomas emitidos por universidades estrangeiras deverão anexar as respectivas revalidações, conforme legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996);

c)      Cópia do histórico escolar da graduação;

d)      Cópia da certidão de nascimento ou casamento;

e)      Cópia do título de eleitor (a);

f)       Cópia do comprovante de votação da última eleição; ou certidão de quitação das obrigações eleitorais, que pode ser obtida no site do TSE, no endereço eletrônico: http://www.tse.gov.br ;

g)      Cópia do comprovante de quitação do serviço militar se for do sexo masculino;

h)      Currículo Lattes/CNPq atualizado e documentado, com cópias dos certificados e demais comprovantes;

i)        Duas fotos 3 x 4 iguais e recentes;

j)        Cópia do RG e do CPF ou Declaração de Regularidade emitida pelo site da Receita Federal;

k)      Projeto de pesquisa, em até 20 páginas, contendo: problemática, objetivos, justificativa, discussão teórico-conceitual, metodologia, cronograma para desenvolvimento em dois anos e bibliografia (deverá ser entregue uma cópia impressa e outra digital, que poderá ser apresentada em CD ou enviada para o seguinte endereço eletrônico: <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.> até o ato da inscrição);

l)        Cópia de comprovante de Proficiência em Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol (ver item 3 deste edital);

m)    Declaração de próprio punho de que está ciente que o Programa de Pós-Graduação em Geografia – nível Mestrado requer dedicação integral;

n)      Comprovante de pagamento de taxa de inscrição – R$190,30 (cento e noventa reais e trinta centavos). O boleto de pagamento deverá ser retirado no site da Fundação UNISELVA - www.fundacaouniselva.org.br.

Somente será aceito como comprovante de pagamento o Boleto Bancário com autenticação de pagamento original emitido por bancos ou caixas eletrônicos. Não serão aceitas cópias do comprovante de pagamento, comprovante de agendamento para pagamento futuro, nem boletos pagos pela internet. O valor da taxa de inscrição não será devolvido.

De acordo com os termos da Resolução CONSEPE 05/2008 - “Podeo ser isentos os servidores da UFMT e os candidatos que requererem isenção, em virtude de situação econômica que não lhes permita cumprir a exigência”.

Aos servidores efetivos do quadro técnico-administrativo da Universidade Federal de Mato Grosso a isenção será garantida desde que acrescentem, à documentação exigida para a inscrição, cópia de documento comprobatório de vínculo institucional.

De acordo com o Decreto n. 6.593, de 2 de outubro de 2008, fará jus à isenção total de pagamento da taxa de inscrição o candidato que, cumulativamente: a) comprovar inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social (NIS) do candidato, constante na base do CadÚnico existente no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); e b) for membro de “família de baixa renda”, nos termos do Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007.

O requerimento deverá ser realizado na secretaria do programa de Pós-Graduação, ou enviado pelos correios (neste caso, exclusivamente por SEDEX, postado até o dia 19/10/2018), comprovando a situação da baixa renda, no período de 15/10/2018 a 19/10/2018. Este será analisado e terá parecer emitido pelo Colegiado do Curso até dia 22/10/2018.

O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for indeferida deverá fazer o pagamento da taxa conforme orientações presentes neste Edital.

O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for deferida deverá acrescentar à documentação exigida para a inscrição, cópia do parecer emitido pelo Colegiado do Curso, disponibilizado no site do Programa de Pós-Graduação em Geografia (www.geografiaufmt.com.br) a partir do dia 22 de outubro de 2018, e fornecido pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia entre as 7:30h às 11:30h e 13:30h às 17:30h no período de 22 de outubro de 2018 a 26 de outubro de 2018.

A documentação completa acima relacionada deve ser entregue na Secretaria do PPG em Geografia, campus Cuiabá, em envelope identificado, pessoalmente ou via correio (neste caso, exclusivamente por SEDEX, postado até o dia 26/10/2018). A documentação deve ser endereçada ao:

 

Programa de Pós-Graduação em Geografia

Departamento de Geografia

Instituto de Geografia, História e Documentação

Universidade Federal de Mato Grosso

Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367,

Bairro Boa Esperança, CEP: 78.060-900 - Cuiabá - MT

 

O deferimento do registro das inscrições dependerá do atendimento às exigências quanto à formação acadêmica e apresentação integral dos documentos solicitados.

 

O resultado da análise dos processos de inscrição, pela Comissão de Seleção, será afixado no quadro de avisos do POSGEO, no site da UFMT www.ufmt.br e no site do Departamento de Geografia www.geografiaufmt.com.br no dia 30/10/2018.

 

2. PROCESSO SELETIVO

As etapas de seleção serão realizadas no período de 05/11/2018 a 23/11/2018 no Departamento de Geografia do Instituto de Geografia, História e Documentação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Cuiabá, de acordo com a seguinte programação:

 

Etapa 01

Dia 05/11/20188h às 12h: Prova Escrita com duração de 4 horas.

Dia 06/11/2018 – Divulgação da lista dos aprovados na Etapa 01

Dia 07/11/2018 – Período de recursos em relação à Etapa 01;

Dia 08/11/2018 – Divulgação do resultado dos recursos em relação à Etapa 01.

 

Etapa 02

Dia 09/11/201808h às 22h: Arguição e análise dos projetos com os candidatos aprovados na Etapa 01

Dia 12/11/2018 – Divulgação da lista dos aprovados na Etapa 02;

Dia 13/11/2018 – Período de recursos em relação à Etapa 02;

Dia 14/11/2018 – Divulgação do resultado dos recursos em relação à Etapa 02.

 

Etapa 03

Dia 16/11/2018 – Contagem da pontuação do Currículo Lattes dos candidatos que foram aprovados na Etapa 01 e na Etapa 02;

Dia 21/11/2018 – Divulgação do resultado da contagem da pontuação do Currículo Lattes;

Dia 22/11/2018 – Período de recursos em relação à Etapa 03

Dia 23/11/2018 – Divulgação do resultado dos recursos em relação à Etapa 03.

 

Resultado Final

A nota final de cada candidato será a média ponderada das notas obtidas nas três etapas do processo seletivo, considerando seus respectivos pesos: Etapa 1 - PESO 4; Etapa 2 - PESO 4; Etapa 3 - PESO 2.

Dia 23/11/2018 – Divulgação do resultado final.

 

Os nomes dos candidatos aprovados em todas as etapas da Seleção serão afixados no quadro de avisos do Programa de Pós-graduação em Geografia e disponibilizados no site da UFMT (www.ufmt.br ou www.geografiaufmt.com.br), na ordem de classificação com a respectiva pontuação obtida, de acordo com datas e horários, que constam na programação acima. Em caso de empate na pontuação, os critérios para desempate são os seguintes:

1-Maior idade

2-Maior nota na Etapa 2 - Arguição e análise dos projetos

3-Maior nota na Etapa 1 - Prova Escrita

4-Maior nota na Etapa 3 - Pontuação do Currículo Lattes

 

O resultado final será publicado na ordem de classificação com a respectiva pontuação total obtida.

 

Caberá recurso em relação a todas as fases do processo de seleção, no prazo de 24 horas a contar da data de publicação do resultado. A solicitação deverá ser dirigida à Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia, por meio de solicitação instruída e entregue na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia entre as 7:30h às 11:30h e 13:30h às 17:30h, campus Cuiabá.

O pedido deverá ser justificado, e indicar com precisão o ponto sobre o qual versa a reclamação. O recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame de forma clara e objetiva, podendo juntar os documentos que julgar conveniente. Será concedida vista de prova acompanhada (Coordenador do Programa ou membro do Colegiado indicado para tanto) ao candidato que requerê-la para fundamentar o recurso, devendo o programa disponibilizar os cririos utilizados na correção.

A publicação de todas as fases, assim como o resultado final do processo seletivo, será feita por meio de lista contendo a pontuação de todos os candidatos, aprovados e classificados.

2.1. Etapa 1: PROVA ESCRITA

Para a realização da Prova Escrita, que será dissertativa com duração máxima de 04 (quatro) horas, o candidato dissertará sobre uma questão que será elaborada com base em um dos seguintes temas:

·         Dinâmicas Socioambientais,

·         Produção do Espaço Regional,

·         Geoprocessamento e Análise Espacial de Dados Geográficos,

·         Ensino de Geografia,

·         História do Pensamento Geográfico.

 

O candidato dissertará sobre 01 questão, escolhida sob seu critério dentre 05 questões (01 para cada tema mencionado acima) a serem disponibilizadas no início da realização da Prova Escrita.

Para realização da prova, o candidato poderá basear-se no referencial bibliográfico sugerido, além de outras referências bibliográficas. A bibliografia sugerida consta no anexo 03 deste edital. Os candidatos não poderão portar materiais bibliográficos e instrumentos tecnológicos (celular, notebook) durante a realização da prova escrita.

Os critérios de avaliação da Prova Escrita levarão em conta, além do imprescindível domínio teórico-crítico do tema da prova, a coerente organização do texto e sua adequação ao gênero discursivo e a norma padrão culta da escrita.

A Prova Escrita tem peso 4 (quatro) e é eliminatória.

Só serão chamados para a arguição e análise do projeto os candidatos que alcançarem nota mínima 7,0 na Prova Escrita numa escala de 0 a 10.

 

2.2. Etapa 2: ARGUIÇÃO E ANÁLISE DO PROJETO

A Etapa de Arguição e Análise do Projeto se constitui numa avaliação do projeto, na qual será considerada a relação com a linha de pesquisa da qual o provável orientador indicado pelo candidato esteja vinculado, e os itens listados na letra “k” da relação de documentos.

Na Arguição, o candidato (a) apresentará todas as etapas do seu projeto de pesquisa, podendo ser arguido pela banca de seleção.

Esta etapa tem peso 4 (quatro) e é eliminatória. A nota será constituída pela média aritmética das notas atribuídas pela banca.

 

2.3. Etapa 3: ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES

Esta etapa será realizada pela Comissão responsável pelo processo seletivo, sem a presença dos candidatos.

O Currículo terá peso 2 e caráter classificatório, e será pontuado conforme os critérios estabelecidos pela comissão do processo seletivo (anexo 02 deste edital). Só serão submetidos à análise os currículos dos candidatos aprovados nas Etapas 1 e 2.

 

3. TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

O candidato deve comprovar e/ou obter proficiência em Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês), através de exame de proficiência realizado pelo Instituto de Linguagem da UFMT. O aluno deverá obter aprovação e apresentar a devida comprovação até o dia 20 de dezembro de 2019, sob pena de ser desligado do Programa em caso de não apresentação do comprovante nesta data.

Também serão aceitos como comprovante de aprovação na prova de proficiência em língua estrangeira testes realizados por Programas de Pós-Graduação das Universidades Federais Brasileiras, Universidades Estaduais, PUCs, Instituto da Língua Inglesa, Aliança Francesa e também documentos comprobatórios de cursos reconhecidos de inglês (diplomas do tipo Cambridge, IELTS, TOEFL etc.), espanhol (DELE) e francês (DELF, DALF, TCF e TEF), de nível intermediário ou avançado, com prazo de validade de 02 (dois) anos.

 

4. DISPOSIÇÕES GERAIS

Ø  Os candidatos deverão apresentar documento de identidade, original com foto, em todas as etapas do processo de seleção.

Ø  Os candidatos aprovados no Exame de Seleção deverão efetuar pessoalmente a matrícula na Secretaria da Pós-graduação em Geografia no período de 04 a 28 de fevereiro de 2019, conforme calendário acadêmico. Os documentos entregues no ato da inscrição serão utilizados no ato da matrícula, devendo o candidato aprovado apresentar a documentação original para conferência.

Ø  O início das aulas está previsto no calendário acadêmico da instituição – 11/03/2019, que pode ser observado no site www.ufmt.br .

Ø  Caberá à Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia decidir sobre as questões não previstas no presente Edital.

Ø  O Programa de Pós-graduação em Geografia não garante bolsa de estudo para os candidatos aprovados. A distribuição das cotas, por ventura existente, obedecerá aos critérios estabelecidos pela Comissão de Bolsas do Programa.

Ø  Os candidatos não aprovados poderão retirar seus documentos, após a divulgação do resultado final do Exame de Seleção, na Secretaria do Programa. Os documentos serão destruídos após 30 dias.

O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geografia em reunião realizada em 23/08/2018 às 14h, na sala da Pós-Graduação em Geografia - IGHD/UFMT.

 

Cuiabá, 30 de agosto de 2018.

 

Prof. Dr. José Carlos Ugeda Júnior

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia

Departamento de Geografia – IGHD – UFMT

 

OBS:

- Este Edital encontra-se disponível em www.ufmt.br, www.fundacaouniselva.org.br e www.geografiaufmt.com.br ou, poderá ainda ser solicitado por via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Contato: (65) 3615 8468

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