O Departamento de Geografia faz parte do Instituto de Geografia, História e Documentação - IGHD da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Conta atualmente com 2 cursos de graduação em Geografia: Licenciatura e Bacharelado.

Sua estrutura conta com 6 laboratórios, onde são realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão. As aulas são ministradas nas salas de aula do IGHD, e para as duas modalidades de curso de graduação existem trabalhos de campo para atividades práticas. O Curso de Licenciatura foi avaliado recentemente pelo MEC e obteve a nota 5. A nota do curso de Bacharelado, também avaliado recentemente, obteve a nota 4.

Os docentes se organizam em Grupos de Pesquisa que têm a participação de alunos de graduação e mestrado, além de pesquisadores de outras instituições. Estes grupos tem apresentado importante produção científica no sentido de contribuir com o desenvolvimento regional.

O Departamento oferece também Curso de Mestrado em Geografia, que é parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia, com a área de concentração "Ambiente e Desenvolvimento Regional", recomendado pela CAPES/MEC, foi implantado em março de 2003. Sua concepção baseou-se na abordagem das interações entre os processos físicos e humanos levando em consideração o desenvolvimento regional associado às questões ambientais.

 

Cursos