MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

MESTRADO

 

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

SELEÇÃO 2021

(Publicado em 15/09/2020)

 

O Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia do Instituto de Geografia, História e Documentação, Departamento de Geografia, Campus de Cuiabá, comunica a abertura de inscrições e estabelece normas para o processo seletivo 2021 para o Curso de Mestrado em Geografia, Área de Concentração Ambiente e Desenvolvimento Regional.

 

Os candidatos concorrerão a até 15 vagas para ampla concorrência, mais 03 vagas destinadas para ações afirmativas, na área de concentração Ambiente e Desenvolvimento Regional para o curso de mestrado em Geografia.

 

O Exame de Seleção será realizado por uma Comissão de Seleção designada pelo Colegiado do Programa. O Programa de Pós-Graduação oferece 18 vagas para o curso de mestrado sendo estas preenchidas mediante aprovação no exame de seleção, não havendo a obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas ofertadas.

 

Em função da pandemia Covid-19, o processo seletivo será realizado remotamente através de Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs), em atendimento a Resolução do CONSEPE nº. 32 de 8 de julho de 2020 que suspende as atividades acadêmicas em caráter presencial.

 

O Programa de Pós-Graduação em Geografia requer dedicação integral dos mestrandos para o cumprimento da programação didática que compreende, além de aulas, seminários, trabalhos de campo e de laboratório, desenvolvimento de pesquisa e a elaboração de relatórios e da dissertação.

 

Em conformidade com o Decreto 6.949 de 25/08/2009, candidatas(os) que sejam Pessoas com Deficiência, que dependam de atendimento especial deverão anexar ao processo SEI-UFMT no ato da inscrição, solicitação formal explicitando a natureza da deficiência e o tipo de atendimento necessário em cada fase do processo seletivo.

 

 

   

1. VAGAS

 

Os candidatos concorrerão a até 15 vagas para ampla concorrência, mais 03 vagas destinadas para ações afirmativas, na área de concentração Ambiente e Desenvolvimento Regional, ofertadas pelos docentes abaixo relacionados:

 

Ambiente e Desenvolvimento Regional

Profa. Dra. Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni

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Profa. Dra. Ivaniza de Lourdes Lazzarotto Cabral

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Prof. Dr. José Carlos Ugeda Júnior

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Prof. Dr. Rodrigo Marques

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Prof. Dr. Francisco de Assis Gonçalves Junior

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Prof. Dr. Cornélio Silvano Vilarinho Neto

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Profa. Dra. Sônia Regina Romancini

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Profa. Dra. Onelia Carmem Rossetto

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  Profa. Dra. Tereza Cristina de Souza Higa

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Prof. Dr. Emerson Soares dos Santos

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Prof. Dr. Peter Zeilhofer

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Profa. Dra. Gilson Alberto da Rosa Lima

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Profa. Dra. Silvia Fernanda Cantoia

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Profa. Dra. Marcia Ajala Almeida

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Visando ao atendimento da Portaria Normativa nº 13, de 11 de maio de 2016 que dispõe sobre a indução de Ações Afirmativas na Pós-Graduação no Brasil, do total de 18 (dezoito) vagas oferecidas, 03 (três) delas estão reservadas para negros/as (pretos/as e pardos/as), quilombolas, indígenas e pessoas com deficiências (PCD).

 

Não havendo aprovação de candidatos, as vagas de ampla concorrência ou de ação afirmativa, poderão ser revertidas entre si, sendo ocupadas pelos candidatos aprovados, conforme a ordem de classificação no processo seletivo, regido por este edital.

 

 

2. INSCRIÇÕES

 

É desejável que os candidatos entrem em contato com os docentes credenciados anteriormente ao Processo de Inscrição para definição de temas de pesquisa e delineamento de Projetos de Pesquisa. Os candidatos podem contatar os docentes através dos endereços eletrônicos disponibilizados neste Edital.

 

As inscrições serão realizadas exclusivamente via processo SEI-UFMT, após cadastro como usuário externo. Não serão aceitas inscrições presenciais, por via postal ou qualquer outra modalidade. O SEI-UFMT pode ser acessado através do link: https://www.ufmt.br/pagina/sei1591839050/1018. O anexo 06 desse edital apresenta “INSTRUÇÕES PARA PETICIONAMENTO DE PROCESSO NO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI-UFMT)”

 

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UFMT), demanda um prazo de 48 horas entre o cadastro de novos usuários e a liberação para acesso ao Sistema. Cabe ao(a) candidato(a) a observância desse prazo, realizando seu cadastro em tempo hábil para obter a liberação de acesso e peticionar o processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição e/ou o processo de inscrição. Caso tenha dúvidas para realizar o cadastro no SEI-UFMT, acesse aqui o material de apoio.

 

O(A) candidato(a) deverá criar um processo no SEI-UFMT, selecionando o tipo de processo “PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO COMO ALUNO REGULAR”, para concorrer às vagas de ampla concorrência ou “PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO COMO ALUNO REGULAR - AÇÃO AFIRMATIVA”, caso concorra às vagas destinadas para ação afirmativa (conforme item 5), preencher o documento de identificação padrão e anexar toda documentação exigida no item 3 deste edital, no formato PDF (Portable Document Format). Os documentos digitalizados devem estar legíveis.

 

Após realizado o protocolo do processo de inscrição, contendo toda a documentação exigida, será necessário encaminhar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., preenchendo o assunto com “Inscrição” seguido do nome completo do(a) candidato(a), no e-mail deverá informar nome, telefone e o NÚMERO do protocolo do processo.

 

As inscrições para concorrer às vagas destinadas à ações afirmativas, candidatos autodeclarados(as) negros/as (pretos/as e pardos/as), quilombolas, indígenas e pessoas com deficiências (PCD), deverão seguir o disposto no presente edital e as orientações e documentação exigida, conforme item 4 (Instruções complementares para candidatos(as) às vagas de ação afirmativa).

 

As inscrições serão aceitas no período de 19/10/2020 a 06/11/2020, mediante a criação de processo no SEI-UFMT com apresentação da seguinte documentação:

 

 

3. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO

 

a)       Formulário de Inscrição preenchido (anexo 01 deste edital);

b)      Cópidigitalizada ddiplomdgraduação ou outrdocumentação que comprovestar o candidato em condiçõede colar grau antes dperíodo previsto para efetivação dmatrícula no ProgramdPós-graduação. Os candidatos que apresentarem diplomas emitidos por universidades estrangeiras deverão apresentar as respectivas revalidações no ato da matrícula, conforme legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996);

c)       Cópia digitalizada do histórico escolar da graduação;

d)      Cópia digitalizada da certidão de nascimento ou casamento;

e)       Cópia digitalizada do título de eleitor (a);

f)       Cópia digitalizada do comprovante de votação da última eleiçãoou certidão de quitação das obrigações eleitorais, que pode ser obtida no site do TSE, no endereço eletrônico: http://www.tse.gov.br ;

g)      Cópia digitalizada do comprovante de quitação do serviço militar se for do sexo masculino;

h)      Currículo Lattes/CNPq atualizado e documentado, com cópias digitalizada dos certificados e demais comprovantes dos últimos 5 anos;

i)        Foto 3 x 4 recente;

j)        Cópia digitalizada do RG e do CPF ou Declaração de Regularidade emitida pelo site da Receita Federal;

k)      Projeto de pesquisa, em até 20 páginas, contendo: problemática, objetivos, justificativa, discussão teórico-conceitual, metodologia, cronograma para desenvolvimento em dois anos e bibliografia;

l)        Cópia de comprovante de Proficiência em Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol (ver item 7 deste edital);

m)    Declaração assinada e digitalizada de que está ciente que o Programa de Pós-Graduação em Geografia – nível Mestrado requer dedicação integral (anexo 02 deste edital);

n)      Comprovante digitalizado de pagamento de taxa de inscrição – R$ 201,70 (duzentos e um reais e setenta centavos). O boleto de pagamento deverá ser retirado no site da Fundação UNISELVA - www.fundacaouniselva.org.br.

o)      Termo de autodeclaração para candidatos/as de Ações Afirmativas assinado (anexo 03 deste edital).

 

Somente será aceito como comprovante de pagamento o Boleto Bancário com autenticação de pagamento emitido por bancos, caixas eletrônicos ou comprovante emitido por pagamento virtual por meio de aplicativoNão será aceito, comprovante de agendamento para pagamento futuro. O valor da taxa de inscrição não será devolvido.

 

Não será aceita complementação posterior da documentação exigida para a inscrição no Processo Seletivo. Toda documentação deverá ser enviada em um único processo, onde cada arquivo deverá estar no formato PDF, obedecendo a ordem estabelecida no Item 3 do edital. Em caso de duplicidade de envio, será considerado o processo SEI mais recente.

 

O deferimento do registro das inscrições dependerá do atendimento às exigências quanto à formação acadêmica e apresentação integral dos documentos solicitados.

 

O resultado da análise dos processos de inscrição, pela Comissão de Seleção, será disponibilizado no site da UFMT https://www.ufmt.br/publicacoes e no site do Departamento de Geografia www.geografiaufmt.com.br no dia 11/11/2020. O período para recursos dobre o resultado das inscrições é dia 12/11/2020. O resultado final da análise dos processos de inscrição será divulgado no dia 13/11/2020.

 

  

4. INSTRUÇÕES COMPLEMENTARES PARA CANDIDATOS(AS) ÀS VAGAS DE AÇÃO AFIRMATIVA

 

As instruções abaixo consideram a Portaria MEC n. 13, de 11 de maio de 2016, com vistas a adoção de ações afirmativas para a inclusão e permanência de negros/as (pretos/as e pardos/as), quilombolas, indígenas e pessoas com deficiências (PCD) no corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

 

Para realizar a inscrição no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, pelo regime de ações afirmativas, o(a) candidato(a) deverá, no período indicado no cronograma, adotar os seguintes procedimentos:

 

4.1. Realizar sua inscrição de acordo com as normas prescritas no Edital;

4.2. Anexar a Autodeclaração de Optante por Ação afirmativa (Anexo 03), assim como toda a documentação prevista no item 3 deste Edital, através do processo de inscrição realizado pelo SEI-UFMT, no prazo estabelecido e de acordo com as exigências do Edital.

 

Os casos envolvendo autodeclaração e comprovação da identidade dos(as) candidatos(as) inscritos(as) dentro dos parâmetros previstos para ações afirmativas serão examinados pela Comissão de Seleção de acordo com o disposto no presente edital.

 

Em caso de desistência de candidato(a) em ações afirmativas, a vaga será preenchida por outro(a) candidato(a) a que se aplica as ações afirmativas, posteriormente classificado(a).

 

Em caso de não aprovação ou inexistência de candidatos(as) a que se aplicaas ações afirmativas, as vagas remanescentes serão reconvertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas pelos(as) demais candidatos(as) classificados(as), observada a ordem de classificação.

 

As etapas do processo seletivo serão as mesmas para todos(as) os(as) candidatos(as).

 

Serão aplicadas aos(às) estudantes que ingressarem no Posgeo por meio de ações afirmativas, as mesmas normas e regras em vigor para os demais discentes do Posgeo/UFMT.

 

 

 

5. ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

 

De acordo com os termos da Resolução CONSEPE 05/2008 - “Podeo ser isentos os servidores dUFMT e os candidatos que requererem isenção, em virtudde situação econômica que nãlhes permita cumprir a exigência”.

 

Aos servidores efetivos do quadro técnico-administrativo da Universidade Federal de Mato Grosso a isenção será garantida desde que acrescentem, à documentação exigida para a inscrição, cópia de documento comprobatório de vínculo institucional.

 

De acordo com o Decreto n. 6.593, de 2 de outubro de 2008, fará jus à isenção total de pagamento da taxa de inscrição o candidato que, cumulativamente: a) comprovar inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social (NIS) do candidato, constante na base do CadÚnico existente no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); e b) for membro de “família de baixa renda”, nos termos do Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007.

 

O requerimento de isenção da taxa de inscrição deverá ser realizado exclusivamente via processo SEI-UFMT, após cadastro como usuário externo. Não serão aceitos requerimentos de isenção da taxa de inscrição presenciais, por via postal ou qualquer outra modalidade. O SEI pode ser acessado através do link: https://www.ufmt.br/pagina/sei1591839050/1018. No processo deve constar “solicitação de isenção da taxa de inscrição” (anexo 04 desse edital) e comprovante de situação de baixa renda ou comprovante de vínculo institucional com a UFMT, no período de 12/10/2020 a 15/10/2020. Este será analisado e terá parecer emitido pelo Colegiado do Curso até dia 16/10/2020.

 

Após realizado o protocolo do processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição, contendo toda a documentação exigida, será necessário encaminhar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. preenchendo o assunto com “Isenção” seguido do nome completo. No e-mail, deverá informar nome, telefone e o NÚMERO do protocolo do processo.

 

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UFMT), demanda um prazo de 48 horas entre o cadastro de novos usuários e a liberação para acesso ao Sistema. Cabe ao(a) candidato(a) a observância desse prazo, realizando seu cadastro em tempo hábil para obter a liberação de acesso e peticionar o processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição e/ou o processo de inscrição. Caso tenha dúvidas para realizar o cadastro no SEI-UFMT, acesse aqui o material de apoio.

 

 

O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for indeferida deverá fazer o pagamento da taxa conforme orientações presentes neste Edital.

 

O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for deferida deverá acrescentar à documentação exigida para a inscrição, cópia do parecer emitido pelo Colegiado do Curso, disponibilizado no site da UFMT (https://www.ufmt.br/publicacoes) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (www.geografiaufmt.com.br) a partir do dia 16/10/2020.

 

A documentação completa acima relacionada deve ser apresentada no processo SEI-UFMT no período de 19/10/2020 a 06/11/2020

 

 

6. PROCESSO SELETIVO

 

O processo seletivo será realizado por comissão formulada especificamente para essa finalidade, sendo que as etapas de seleção serão realizadas no período de 19/11/2020 a 11/12/2020 em ambiente virtual que será divulgado no dia 23/11/2020:

 

Etapa 01

Dia 19/11/2020 – Avaliação do projeto de pesquisa.

Dia 23/11/2020 – Divulgação da lista dos aprovados na Etapa 01;

Dia 24/11/2020 – Período de recursos em relação à Etapa 01;

Dia 25/11/2020 – Divulgação do resultado dos recursos em relação à Etapa 01.

 

Etapa 02

Dia 26/11/2020 – Arguição e análise dos projetos com os candidatos aprovados na Etapa 01

Dia 27/11/2020 – Arguição e análise dos projetos com os candidatos aprovados na Etapa 01

Dia 30/11/2020 – Arguição e análise dos projetos com os candidatos aprovados na Etapa 01

Dia 01/12/2020 – Arguição e análise dos projetos com os candidatos aprovados na Etapa 01

Dia 02/12/2020 – Divulgação da lista dos aprovados na Etapa 02;

Dia 03/12/2020 – Período de recursos em relação à Etapa 02;

Dia 04/12/2020 – Divulgação do resultado dos recursos em relação à Etapa 02.

 

Etapa 03

Dia 07/12/2020 – Contagem da pontuação do Currículo Lattes dos candidatos que foram aprovados na Etapa 01 e na Etapa 02;

Dia 08/12/2020 – Divulgação do resultado da contagem da pontuação do Currículo Lattes;

Dia 09/12/2020 – Período de recursos em relação à Etapa 03

Dia 10/12/2020 – Divulgação do resultado dos recursos em relação à Etapa 03.

 

Resultado Final

A nota final de cada candidato será a média ponderada das notas obtidas nas três etapas do processo seletivo, considerando seus respectivos pesos: Etapa 1 - PESO 4Etapa 2 - PESO 4Etapa 3 - PESO 2.

Dia 11/12/2020 – Divulgação do resultado final.

 

Os nomes dos candidatos aprovados em todas as etapas da Seleção serão disponibilizados no site da UFMT (https://www.ufmt.br/publicacoes e www.geografiaufmt.com.br), na ordem de classificação com a respectiva pontuação obtida, de acordo com datas e horários, que constam na programação acima. Em caso de empate na pontuação, os critérios para desempate são os seguintes:

1-Maior idade

2-Maior nota na Etapa 2 - Arguição e análise dos projetos

3-Maior nota na Etapa 1 - Avaliação do Projeto de Pesquisa

4-Maior nota na Etapa 3 - Pontuação do Currículo Lattes

 

O resultado final será publicado na ordem de classificação com a respectiva pontuação total obtida.

 

Caberá recurso em relação a todas as fases do processo de seleção, no prazo de 24 horas a contar da data de publicação do resultado. A solicitação deverá ser dirigida à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia, por meio de processo instruído e encaminhado através do SEI-UFMT.

 

Os recursos devem ser encaminhados via processo SEI-UFMT. No peticionamento do processo, o(a) candidato(a) deverá selecionar o tipo de processo “PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU – RECURSO”, preencher o documento principal (formulário de recurso), disponível no SEI-UFMTcontendo a fundamentação do recurso e, considerando necessário, anexar documentação comprobatória da fundamentação do recurso. O pediddeverá ser justificado, e indicar com precisão o ponto sobre o quaversa a reclamação. O recorrentdeverá expor os fundamentos do pediddreexamdforma clara e objetiva. Será concedidvista dprova através da gravação das arguições ao candidato que requerê-lparfundamentar o recurso, devendo o programdisponibilizar os cririos utilizados na correção.

 

Após realizado o protocolo do processo de solicitação de recurso, será necessário encaminhar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. preenchendo o assunto com “Recurso” seguido do nome completo. No e-mail, deverá informar nome, telefone e o NÚMERO do protocolo do processo.

 

publicaçãde todaafasesassim como o resultadfinadprocesso seletivo, será feita por meide lista contendo a pontuação de todos os candidatos, aprovados e classificados.

 

6.1. Etapa 1: Avaliação do Projeto de Pesquisa

Essa etapa se constitui numa avaliação do projeto de pesquisa, na qual será considerada a relação com a linha de pesquisa da qual o provável orientador indicado pelo candidato esteja vinculado, e os itens listados na letra “k” da relação de documentos.

O projeto será avaliado considerando a coerência, a objetividade e a clareza, e deverá atender os seguintes critérios de avaliação:

a) Domínio da bibliografia acerca do tema abordado – valor: 2,0 pontos

b) Conhecimento das referências teóricas indicadas – valor: 2,0 pontos

c) Clareza e relação aos objetivos propostos – 2,0 pontos

d) Domínio da metodologia utilizada - valor 3,0 pontos

e) Adequação à norma culta da língua portuguesa – valor: 1,0 ponto

 

A Avaliação do Projeto de Pesquisa tem peso 4 (quatro) e é eliminatória.

 

Só serão chamados para a arguição e análise do projeto os candidatos que alcançarem nota mínima 7,0 na Avaliação do Projeto de Pesquisa numa escala de 0 a 10.

 

6.2. Etapa 2: ARGUIÇÃO E ANÁLISE DO PROJETO

 

Entre os dias 26 de novembro de 2020 e 01 de dezembro de 2020 será realizada a Arguição sobre o projeto de pesquisa com os(as) candidatos(as) aprovados na etapa anterior. As arguições ocorrerão das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas, em sala virtual criada pelo Posgeo a ser informada aos(as) candidatos(as) no dia 23 de novembro de 2020, no site da UFMT (https://www.ufmt.br/publicacoes) e no site do Programa de Pós-Graduação em Geografia (https://www.geografiaufmt.com.br). No dia 23 de novembro também será publicada a data e horário da Arguição sobre o Projeto de Pesquisa.

 

É de responsabilidade do candidato ter acesso a computador com webcam bem como acesso a internet banda larga para participação da arguição. Nesse processo o candidato deverá apresentar documento pessoal com foto, através da webcam.

 

Durante a arguição a webcam deve permanecer ligada.

 

Os candidatos que tiverem problemas de acesso a internet na data e horário estabelecidos para a arguição deverão informar a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia através de e-mail encaminhando ao endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.preenchendo o assunto com “Problema” seguido do nome completo. No e-mail, deverá informar nome, telefone e a descrição do problema ocorrido. A comissão do processo seletivo analisará cada caso, sendo possível reagendar e entrevista dentro do cronograma estabelecido para Etapa 2, presente no Item 6 desse edital.

 

6.4.3. Na sala virtual criada pelo Posgeo, será permitida apenas a presença da Comissão de Seleção, do(a) candidato(a) e, se houver necessidade, do servidor técnico do Posgeo.

 

Na Arguição, o candidato (a) apresentará todas as etapas do seu projeto de pesquisa, podendo ser arguido pela banca de seleção.

 

A arguição terá duração de 20 minutos sendo 10 para apresentação por parte do candidato e 10 para perguntas feitas pela banca examinadora.

 

Os critérios para realização da arguição são:

a) Clareza no desenvolvimento das ideias – valor: 2,0 pontos

b) Construção de lógica argumentativa coerente em função dos questionamentos da banca – valor: 2,0 pontos

c) Domínio de conteúdo apresentado no projeto e conhecimento da bibliografia elencada – 3,0 pontos

d) Domínio da metodologia utilizada - valor 3,0 pontos

 

Esta etapa tem peso 4 (quatro) e é eliminatória. A nota será constituída pela média aritmética das notas atribuídas pela banca.

 

6.3. Etapa 3: ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES

 

Esta etapa será realizada pela Comissão responsável pelo processo seletivo, sem a presença dos candidatos.

O Currículo terá peso 2 e caráter classificatório, e será pontuado conforme os critérios estabelecidos pela comissão do processo seletivo (anexo 05 deste edital). Só serão submetidos à análise os currículos dos candidatos aprovados nas Etapas 1 e 2.

 

7. TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

O candidato deve comprovar e/ou obter proficiência em Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês), através de exame de proficiência realizado pelo Instituto de Linguagem da UFMT. O aluno deverá obter aprovação e apresentar a devida comprovação até o dia 20 de dezembro de 2021, sob pena de ser desligado do Programa em caso de não apresentação do comprovante nesta data.

 

Também serão aceitos como comprovante de aprovação na prova de proficiência em língua estrangeira testes realizados por Programas de Pós-Graduação das Universidades Federais Brasileiras, Universidades Estaduais, PUCs, Instituto da Língua Inglesa, Aliança Francesa e também documentos comprobatórios de cursos reconhecidos de inglês (diplomas do tipo Cambridge, IELTS, TOEFL etc.), espanhol (DELE) e francês (DELF, DALF, TCF e TEF), de nível intermediário ou avançado, com prazo de validade de 02 (dois) anos.

 

Os candidatos estrangeiros devem apresentar proficiência em língua portuguesa.

 

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Os candidatos deverão apresentar documento de identidade, original com foto, na arguição realizada na sala virtual.

 

Os candidatos aprovados no Exame de Seleção deverão efetuar pessoalmente a matrícula na Secretaria da Pós-graduação em Geografia no período de 15 de fevereiro a 05 de março de 2021, conforme calendário acadêmico.

 

No ato da matrícula, os candidatos aprovados devem apresentar a documentação original para conferência. O candidato deve se responsabilizar pela veracidade dos documentos apresentados e suas penalidades, a qualquer tempo, caso haja inconsistência nas informações prestadas.

 

Os candidatos que apresentarem diplomas emitidos por universidades estrangeiras deverão apresentar as respectivas revalidações no ato da matrícula, conforme legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996).

 

O início do semestre letivo para Pós-Graduação Stricto Sensu está previsto no calendário acadêmico da instituição – 08/03/2021, que pode ser observado no site www.ufmt.br .

 

Qualquer pessoa poderá requerer a impugnação deste Edital de Seleção por meio de processo fundamentado no SEI-UFMT dirigido à Coordenação de Pós-Graduação em Geografia até 96 horas após a publicação do Edital no site da UFMT. O processo deve ser devidamente fundamentado e apontar o item que será objeto de sua impugnação. Os pedidos de impugnação serão julgados pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

 

Caberá à Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia decidir sobre as questões não previstas no presente Edital.

 

O Programa de Pós-graduação em Geografia não garante bolsa de estudo para os candidatos aprovados. A distribuição das cotas, por ventura existente, obedecerá aos critérios estabelecidos pela Comissão de Bolsas do Programa.

 

O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geografia em reunião realizada em 31/08/2020 às 14h, na sala virtual da Pós-Graduação em Geografia - IGHD/UFMT.

 

Cuiabá, 31 de agosto de 2020.

 

Prof. Dr. José Carlos Ugeda Júnior

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia

Departamento de Geografia – IGHD – UFMT

 

OBS:

- Este Edital encontra-se disponível em https://www.ufmt.br/publicacoeswww.fundacaouniselva.org.br e www.geografiaufmt.com.br ou, poderá ainda ser solicitado por via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

C R O N O G R A M A

 

ATIVIDADE

DATA

Cadastro de novos usuários no SEI – UFMT para solicitação de isenção da taxa de Inscrição

até 07/10/2020

Cadastro de novos usuários no SEI – UFMT para solicitação de Inscrição

Até 14/10/2020

Solicitação de isenção da taxa de inscrição

De 12/10/2020 a 15/10/2020

Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição

16/10/2020

Inscrições

De 19/10/2020 a 06/11/2020

Resultado deferimento das inscrições

11/11/2020

Recurso - Resultado deferimento das inscrições

12/11/2020

Divulgação resultado dos recursos (Inscrição)

13/11/2020

Etapa 1 – Avaliação do projeto de pesquisa

19/11/2020

Resultado da Etapa 1

23/11/2020

Divulgação do ambiente virtual e cronograma para realização da Etapa 2

23/11/2020

Recurso – Etapa 1

24/11/2020

Divulgação do resultado dos recursos (Etapa 1)

25/11/2020

Etapa 2 – Arguição e Análise do Projeto

26, 27, 30/11/2020 e 01/12/2020 – 8h às 12h e 14h às 18h

Resultado da Etapa 2

02/12/2020

Recurso – Etapa 2

03/12/2020

Divulgação do resultado dos recursos (Etapa 2)

04/12/2020

Etapa 3 – Análise do Currículo Lattes

07/12/2020

Resultado – Etapa 3

08/12/2020

Recurso – Etapa 3

09/12/2020

Divulgação do resultado dos recursos (Etapa 3)

10/12/2020

Divulgação do Resultado Final

11/12/2020

Período de matrícula

15/02 a 05/03/2021

Início período letivo 2019/1

08/03/2021

 

 

 

OBS:

- Este Edital encontra-se disponível em www.ufmt.brwww.fundacaouniselva.org.br e www.geografiaufmt.com.br ou, poderá ainda ser solicitado por via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Contato: (65) 3615 8468

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