Universidade Federal de Mato Grosso

Instituto de Geografia, História e Documentação

Departamento de Geografia

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL 2019/1

 

O Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário – Cuiabá oferece vagas  para candidatura a Aluno Especial, nas seguintes disciplinas, ofertadas no primeiro semestre de 2019.

 

 

EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA.

Número de vagas: 10

Docentes: Prof. Dr. Francisco de Assis Gonçalves Júnior (UFMT),

Carga horária: 60h

Período: 21 de março a 25 de julho de 2019 (Quintas Feiras, 14:00 e 18:00 hs).

CLIMATOLOGIA APLICADA À ANÁLISE AMBIENTAL.

Número de vagas: 10

Docente: Prof. Dr. José Carlos Ugeda Júnior (UFMT)

Carga horária: 60h

Período: 20 de março a 24 de julho de 2019 (Quartas Feiras, 14:00 – 18:00 hs).
                               haverá Trabalho de campo.

MOBILIDADE URBANA.

Número de vagas:10

Docente: Prof. Dr. Cornélio Silvano Vilarinho Neto  (UFMT)

Carga horária: 60h

Período: 01 de abril a 30 de abril, (7:30 – 11:30 hs)

                                    haverá Trabalho de campo

ENSINO DE GEOGRAFIA E PERSPECTIVAS.

Número de vagas: 10

Docente: Prof.ª Dr.ª Silvia Fernanda Cantóia (UFMT)

Carga Horária: 60 h

Período: 19 de março a 23 de julho de 2019 (Terças Feiras, 14:00 – 18:00 hs).

                                    haverá Trabalho de campo

 

*** Ementas no final deste documento

 

Os candidatos a aluno especial deverão informar seus dados pessoais em formulário eletrônico disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFMT (www.geografiaufmt.com.br). No preenchimento do formulário, deverão justificar os motivos e a importância de se cursar a disciplina. Deverão ainda anexar os seguintes documentos escaneados:

a) Cópia do Diploma ou Atestado de curso superior;

b) Cópia do RG;

c) Cópia do CPF.

Os candidatos que quiserem se inscrever em mais de uma disciplina, deverão preencher o formulário para cada inscrição.

Os candidatos poderão ainda se inscrever presencialmente na Secretaria do POSGEO (Bloco do IGHD da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Cuiabá – (65) 3615-8468 devendo apresentar o Formulário de Inscrição devidamente preenchido, acompanhando dos seguintes documentos:

a) Cópia do Diploma ou Atestado de curso superior;

b) Cópia do RG;

c) Cópia do CPF.

 

Os candidatos poderão solicitar inscrição e, quando aprovados, poderão cursar até no máximo duas disciplinas, na condição de “aluno especial”, ofertadas pelo Programa.

 

Não há necessidade de preenchimento de todas as vagas ofertadas.

 

O preenchimento de formulário on-line ou sua entrega com os respectivos documentos na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia (Bloco do IGHD da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Cuiabá - (65) 3615-8468), deverá ser realizado no período de 04 a 08 de março de 2019 das 08h00min às 11h00min e das 14h00min as 17h00min (exceto sábado e domingo).

 

O Colegiado de Curso, em concordância com o professor responsável pela disciplina, decidirá e divulgará quais requerimentos foram aprovados, sendo o aluno pretendente avaliado pela justificativa. O resultado será publicado oficialmente na página da UFMT, via PROPG, e no site do programa de Pós-Graduação em Geografia (www.geografiaufmt.com.br), até o dia 12 de março de 2019. Poderá ser solicitado o resultado via telefone (3615-8468).

 

Havendo possibilidade de recurso, o mesmo deverá ser solicitado a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia por meio de processo devidamente instruído e apresentado na Secretaria do Posgeo da UFMT, até as 17h:30min do dia 13 de março de 2019, respeitando assim o prazo de 24 horas a contar da divulgação do resultado.

 

Os candidatos, cujos requerimentos forem aprovados, deverão efetivar sua matrícula de Aluno Especial da seguinte forma:

1-Realizar pagamento de Boleto Bancário da Taxa de Matrícula de R$ 190,30 (cento e noventa reais e trinta centavos), por disciplina, até o dia 20 de março de 2019. O boleto bancário para pagamento da taxa ficará disponível on-line (http://www.fundacaouniselva.org.br/sistema/curso/view2.asp?ID=1997&TIPO=Mestrado), para os candidatos cujos processos forem deferidos, após a homologação do resultado da análise dos processos.

2-Entregar comprovante de pagamento na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia pessoalmente até o dia 22 de março de 2019,

ou

Acessar novamente o site do Programa de Pós-Graduação em Geografia (www.geografiaufmt.com.br) até o dia 22 de março de 2019 e preencher novo formulário informando o pagamento, e anexando o devido comprovante.

 

A confirmação da matrícula ocorrerá dia 25 de março de 2019.

 

Efetivado o pagamento, não haverá devolução da taxa de inscrição. A taxa de inscrição deve ser em favor da Fundação de Apoio em Desenvolvimento da UFMT (Fundação UNISELVA)

 

Aos alunos especiais não será garantida a matrícula como aluno regular em futuros processos seletivos. A passagem da condição de aluno especial para aluno regular dar-se-á apenas por meio de aprovação no processo de seleção público do Programa. No ato da matrícula os alunos especiais deverão assinar declaração para dar ciência desta condição. Os mesmos direitos e deveres aplicados aos alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Geografia, conforme consta do Regimento do Programa aprovado pelo CONSEPE, referente à presença nas aulas, participação das avaliações e cobrança dos estudos, serão aplicados aos alunos especiais.

 

Em caso de aprovação em processo seletivo futuro para o Programa de Pós-Graduação em Geografia, o aluno poderá solicitar o aproveitamento dos créditos realizados como Aluno Especial.

 

Os casos omissos serão decididos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

 

 

Cuiabá, 04 de fevereiro de 2019.

 

______________________________________________________________

Prof. Dr. José Carlos Ugeda Júnior

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia / IGHD / UFMT

PORTARIA Nº 1322/SGP 2018

SIAPE: 1971032

(65) 3615-8468

 

 


EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA.

Discute a estrutura teórica, os métodos e a validade do conhecimento cientifico em sua relação com o desenvolvimento do conhecimento geográfico ao longo do tempo histórico. Associa as concepções geográficas e suas matrizes filosóficas (positivismo, dialética, neopositivismo, fenomenologia, etc.) ao contexto histórico (político, econômico, cultural) de sua construção. Discute o processo de construção da Geografia, seu objeto, suas tendências e suas categorias de análise (paisagem, território, região, espaço e lugar). Discute a epistemologia da Geografia brasileira.

CLIMATOLOGIA APLICADA À ANÁLISE AMBIENTAL.

Teoria e método da climatologia. Concepções e paradigmas da climatologia aplicada a análise ambiental. Análise Geográfica do Clima. As escalas do clima. O Clima como recurso social. Interações entre superfície e atmosfera e sua contribuição na produção de climas e microclimas. Mudanças ambientais, naturais e sociais e suas relações com o clima: clima e vegetação, poluição do ar e clima, a urbanização e o Clima urbano, clima e atividades agrárias e saúde humana. Mudanças e variabilidades climáticas globais. Técnicas estatísticas e representação cartográfica aplicada a análise climática.

MOBILIDADE URBANA.

O pensamento geográfico sobre a cidade. A relação cidade-campo. A classificação das cidades. Teorias da urbanização. Acumulação e reflexo na reestruturação do espaço urbano. O processo urbano industrial na sociedade capitalista. Os múltiplos usos do solo urano. A cidade e a sua organização interna. A renda fundiária urbana e a ampliação do capital. O processo de urbanização e suas relações com reprodução social. A forma e o desenho urbano. O transporte e sua relação com a estrutura urbana. A geomorfologia e o uso do solo urbano. Sistema viário na cidade. Transporte coletivo e sua operação. O plano de mobilidade urbana e as práticas políticas. A mobilidade urbana e o deslocamento da população urbana no espaço geográfico da cidade. As causas dos problemas de mobilidade urbana. O processo de urbanização brasileira. As desigualdades sócio-espaciais das grandes, médias e pequenas cidades no Brasil. As novas centralidades das cidades brasileiras, fragmentação, segregação e pobreza urbana, nos últimos 30 anos. A estruturação da rede urbana brasileira.

ENSINO DE GEOGRAFIA E PERSPECTIVAS.

Articulação do ensino de geografia em diferentes espaços e processos formativos. Contextualização e investigação de práticas educativas no saber geográfico tendo em vista o momento histórico e político. A pesquisa sobre a educação geográfica e o ensino de Geografia. Metodologia do ensino e aprendizagem relacionados à geografia e as propostas curriculares indispensáveis a uma prática pedagógica crítica.

 

 

Defesas

Não há eventos programados!