Image Not Found

Universidade Federal de Mato Grosso

Instituto de Geografia, História e Documentação

Departamento de Geografia

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL 2019/2

 

O Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário – Cuiabá oferece vagas  para candidatura a Aluno Especial, nas seguintes disciplinas, ofertadas no segundo semestre de 2019.

 

 

GEOMORFOLOGIA E ANÁLISE AMBIENTAL

Número de vagas: 10

Docente: Prof.ª Dr.ª ivaniza de lourdes lazzarotto cabral

Carga horária: 60h

Período: 09 de setembro a 04 de outubro (segunda a sexta-feira, entre as 14:00 e 18:00 hs)

                               Haverá trabalho de campo em Cuiabá no dia 24 de setembro.

ENSINO DA GEOGRAFIA

Número de vagas: 10

Docente: Prof. Dr. CORNÉLIO SILVANO VILARINHO NETO e Prof.ª Dr.ª SÍLVIA FERNANDA CANTÓIA)

Carga horária: 60h

Período: 14 de outubro a 15 de novembro (segunda a sexta-feira, entre as 08:00 e 12:00 hs)

GEOGRAFIA AGRÁRIA

Número de vagas: 10

Docente: Prof.ª Dr.ª ONÉLIA CARMEM ROSSETTO

Carga horária: 60h

Período: 25 de novembro a 06 de dezembro; sendo:

                       (25 a 29 de novembro - segunda a sexta-feira, matutino, entre as 08:00 e 12:00 hs);

                       (02 a 06 de dezembro - segunda a sexta-feira, em período integral, entre as 08:00 e 12:00 hs

                        e 14:00 as 18:00 horas)
                               haverá trabalho de campo no dia 30 de novembro (7:30 as 18 horas)

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Número de vagas:
10

Docente: Prof. Dr. EMERSON SOARES DOS SANTOS

Carga horária: 45h

Período: 02 de setembro a 04 de novembro com período concentrado entre 02 a 06 de setembro (segunda a sexta-feira) – Entre 08:00 e 12:00 hs. O restante da carga será ministrada nos dias 23 e 30 de setembro; 07, 14 e 21 de outubro; e 04 de novembro (segundas feiras) entre 13:30 as 18:00 horas

TÓPICOS ESPECIAIS EM GEOGRAFIA - DISCIPLINA: MÉTODOS ESTATÍSTICOS PARA PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTO

Número de vagas: 10

Docente: PROF. DR. GILSON ALBERTO DA ROSA LIMA

Carga Horária: 60 h

Período: 01 de outubro a 05 de novembro (terças e quintas-feiras, entre as 14:00 e 18:00 h: sendo 14:00 -16:00hs teórico e 16:00 – 18:00 hs prático)

*** ementas no final deste documento

 

 
*** Ementas no final deste documento 

 

Os candidatos a aluno especial deverão informar seus dados pessoais em formulário eletrônico disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFMT (www.geografiaufmt.com.br). No preenchimento do formulário, deverão justificar os motivos e a importância de se cursar a disciplina. Deverão ainda anexar os seguintes documentos escaneados:

a) Cópia do Diploma ou Atestado de curso superior;

b) Cópia do RG;

c) Cópia do CPF.

Os candidatos que queiram se inscrever em mais de uma disciplina, deverão preencher o formulário para cada inscrição.

Os candidatos poderão ainda se inscrever presencialmente na Secretaria do POSGEO (Bloco do IGHD da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Cuiabá – (65) 3615-8468 devendo apresentar o Formulário de Inscrição devidamente preenchido, acompanhando dos seguintes documentos:

a) Cópia do Diploma ou Atestado de curso superior;

b) Justificativa (porque pretende fazer a disciplina);

c) Cópia do RG;

d) Cópia do CPF.

 

Os candidatos poderão solicitar inscrição e, quando aprovados, poderão cursar até no máximo duas disciplinas, na condição de “aluno especial”, ofertadas pelo Programa.

 

Não há necessidade de preenchimento de todas as vagas ofertadas.

 

O preenchimento de formulário on-line ou entrega de requerimentos e os respectivos documentos na pela Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia (Bloco do ICHS da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário - (65) 3615-8468), deverá ser realizado no período de 09 a 29 de agosto de 2019 das 08h00min às 11h00min e das 14h00min às 17h00min..

 

O Colegiado de Curso, em concordância com o professor responsável pela disciplina, decidirá e divulgará quais requerimentos foram aprovados, sendo o aluno pretendente avaliado pela justificativa. O resultado será publicado oficialmente na página da UFMT, via PROPG, e no site do programa de Pós-Graduação em Geografia (www.geografiaufmt.com.br), no dia 30 de agosto de 2019. Poderá ser solicitado o resultado via telefone (3615-8468).

 

Havendo necessidade de recurso, o mesmo deverá ser solicitado a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia por meio do Sistema Eletrônico de Informações da Universidade Federal de Mato Grosso, que pode ser acessado no seguinte endereço: (https://www1.ufmt.br/ufmt/un/sei), no prazo de 24 horas a contar da divulgação do resultado.

 

Os candidatos, cujos requerimentos forem aprovados, deverão efetivar sua matrícula de Aluno Especial da seguinte forma:

1-Realizar pagamento de Boleto Bancário da Taxa de Matrícula de R$ 190,30 (cento e noventa reais e trinta centavos), por disciplina, até o dia 12 de setembro de 2019. O boleto bancário para pagamento da taxa ficará disponível on-line (http://www.fundacaouniselva.org.br), para os candidatos cujos processos forem deferidos, após a homologação do resultado da análise dos processos.

2-Entregar comprovante de pagamento na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia pessoalmente até o dia 13 de setembro de 2019,

ou

acessar novamente o site do Programa de Pós-Graduação em Geografia (www.geografiaufmt.com.br) até o dia 13 de setembro de 2019 e preencher novo formulário informando o pagamento, e anexando o devido comprovante.

 

A confirmação da matrícula ocorrerá dia 14 de setembro de 2019.

 

Efetivado o pagamento, não haverá devolução da taxa de inscrição. A taxa de inscrição deve ser em favor da Fundação de Apoio em Desenvolvimento da UFMT (Fundação UNISELVA)

 

Aos alunos especiais não será garantida a matrícula como aluno regular em futuros processos seletivos. A passagem da condição de aluno especial para aluno regular dar-se-á apenas por meio de aprovação no processo de seleção público do Programa. No ato da matrícula os alunos especiais deverão assinar declaração para dar ciência desta condição. Os mesmos direitos e deveres aplicados aos alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-graduação em Geografia, conforme consta do Regimento do Programa aprovado pelo CONSEPE, referente à presença nas aulas, participação das avaliações e cobrança dos estudos, serão aplicados aos alunos especiais.

 

Em caso de aprovação em processo seletivo futuro para o Programa de Pós-graduação em Geografia, o aluno poderá solicitar o aproveitamento dos créditos realizados como Aluno Especial.

 

Os casos omissos serão decididos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

 

 

 

Cuiabá, 05 de agosto de 2019.

 

 

 

 

_____________________________________________________________________________

Prof. Dr. José Carlos Ugeda Júnior

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia / IGHD / UFMT

PORTARIA Nº 1322/SGP 2018

SIAPE: 1971032

(65) 3615-8468 

 

 

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

 

GEOMORFOLOGIA E ANÁLISE AMBIENTAL

Ementa: O curso visa fornecer meios para o debate sobre as questões epistemológica/metodológica sob a perspectiva dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela Geomorfologia na Geografia. Seu foco relacionado ao papel da Geomorfologia nas questões ambientais destaca os pontos de interesse do fazer geomorfológico que se interagem diretamente com a análise e síntese do meio físico, levando em consideração o contexto das interações sociedade natureza. Os estudos serão permeados pela abordagem geográfica da pesquisa ambiental, enfatizando a importância da Geomorfologia e da Cartografia geomorfológica.

ENSINO DA GEOGRAFIA

Ementa: Contribuir ou atuar na formação do professor de geografia numa perspectiva crítica. A defesa do professor no direito ao ensino e à pesquisa de geografia com qualidade social. Os pressupostos teórico-metodológicos na construção do espaço e das relações sociais. O processo de ensino-aprendizagem da geografia aplicado no ensino fundamental, médio e superior. A educação geográfica no contexto das políticas públicas. A importância da didática na formação crítica do professor de geografia. As diferentes tendências do professor de geografia no contexto das relações pedagógicas da educação brasileira. A construção do conhecimento na sala de aula e nas aulas de campo. A interdisciplinaridade do ensino da geografia. O ensino da geografia integrado nos programas educacionais.

GEOGRAFIA AGRÁRIA

Ementa: 1- Aportes Teóricos da Geografia Agrária. 2- Transformações na agropecuária e a questão campo - cidade. 3-Os impactos da globalização e integração econômica na agricultura. 4– Relações de produção e de trabalho no campo. 5-O território e sua gestão: redes e representações no espaço rural. 6-Estrutura agrária, conflitos sociais e questão política. 7- Agropecuária e Impactos Socioambientais.

Obs: Discente deverá ter disponibilidade para participar de trabalho de campo

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO

Ementa: Geoprocessamento: histórico e conceitos - Tipos de dados em Geoprocessamento - Conceito matricial e vetorial - Representação de entidades geométricas: edição vetorial - Relações topológicas – Aquisição e pré-processamento de imagens de satélite: composição colorida e georreferenciamento - Principais áreas de aplicação - Prática em software de geoprocessamento.

Obs: Uso do software ArcGIS para atividades práticas. Necessário que o discente tenha conhecimentos básicos de informática.

TÓPICOS ESPECIAIS EM GEOGRAFIA - DISCIPLINA: MÉTODOS ESTATÍSTICOS PARA PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTO

Ementa: Os Tópicos Especiais não possuem ementário pré-definido, pois visam proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos ligados a temas e necessidades das linhas de pesquisa. Para essa disciplina a ementa é: Planejamento de experimento, estatística descritivas, estatística inferencial e regressão linear.

 

 

 

Defesas

Não há eventos programados!