Image Not Found

Edital POSGEO 01/2019

Concessão de Bolsas de Mestrado

 

Edital Interno do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMT para concessão de Bolsas para o curso de Mestrado aos estudantes ingressantes em 2019/1.

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Geografia torna público Edital que regulamentará a distribuição de cotas de bolsas aos alunos do Programa de Pós-graduação em Geografia aprovados no processo seletivo 2019/1.

 

1.  OBJETIVO

Distribuir as cotas de bolsas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Geografia aos alunos do curso de Mestrado que obtiverem, dentre os critérios estabelecidos abaixo, maior número de pontos.

 

 

2.  CRITÉRIOS PARA CONCORRÊNCIA E DISTRIBUIÇÃO

 

Todos os alunos ingressantes no ano de 2019 para cursarem o curso de Mestrado em Geografia da UFMT- Campus Cuiabá - que pretendem solicitar bolsa de estudo devem se atentar aos critérios deste edital, que são:

 

a)      Condição Social

Os alunos poderão comprovar vulnerabilidade econômica/social da seguinte forma:

1. Ter recebido auxílio permanência durante o ano de 2018 (0,5 ponto);

2. Ter recebido auxílio moradia no ano de 2018 (0,5 ponto);

3. Ter recebido auxílio alimentação no ano de 2018 (0,5 ponto);

4. Ter família que corresponda a parentesco por consanguinidade ou por adoção legal de primeiro grau residindo fora de Cuiabá ou Várzea Grande (0,5 ponto);

 

O total deste item contabilizará 02 pontos. O estudante deverá entregar os documentos que comprovem os auxílios, devidamente validados pela instituição, e comprovante de residência como contas de telefone, água e/ou luz.

 

Observação:

Os alunos poderão apresentar outro tipo de documentação que comprove vulnerabilidade econômica/social estando a validade destes condicionada a julgamento da Comissão.

 

b)      Histórico Escolar

A pontuação deste item será igual ao coeficiente constante no histórico escolar que foi entregue no ato da inscrição do Processo Seletivo 2019/1.

 

c)      Currículo

     A pontuação do currículo será a mesma que foi obtida no processo seletivo 2019/1.

 

A pontuação final do candidato será a soma dos itens A, B e C.

 

d)     Linhas de pesquisa.

A distribuição das bolsas será alternada entre as linhas de pesquisa, ou seja, uma para Dinâmica da Natureza e Ações Antrópicas e outra para Produção do Espaço Regional, até o limite de bolsas disponíveis.

 

3.  PERÍODO DE INSCRIÇÃO

 

Os estudantes interessados em concorrer a Bolsas referidas neste Edital, deverão entregar na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia, no período de 18 a 28 de fevereiro de 2019 no horário das 08:00 as 11:00 hs e 14:00 e 17:00 hs, os seguintes documentos:

       1. Formulário de Inscrição Padrão (disponibilizado na Secretaria do Programa); (download aqui)

       2. Documentos comprobatórios da condição de vulnerabilidade social, conforme Item ‘2’ letra ‘a’ deste Edital;

 

4.  DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

 

O resultado da seleção será divulgado no dia 01 de março de 2019 no site do Programa e nos murais de avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

 

Após a divulgação do resultado classificatório, os candidatos selecionados deverão apresentar até o dia 07 de março de 2019 junto a Secretaria do Programa um comprovante de não possuir vínculo empregatício. Será aceito como documento comprobatório:

1. Carteira de trabalho com baixa do último emprego;

2. Declaração de aviso prévio;

3. Ato de exoneração;

4. Qualquer outro documento que comprove a condição de não possuir emprego ou outra fonte de renda;

 

 

5.  PRAZO PARA RECURSOS

       Recursos contra o resultado deverão ser interpostos com prazo máximo de 24 horas após a divulgação do Resultado, devidamente protocolizado no Sistema Eletrônico de Protocolo da UFMT.

 

6.  DISPOSIÇÕES GERAIS

Caberá a Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Geografia decidir sobre as questões não previstas no presente Edital.

 

Cuiabá, 18 de Fevereiro de 2019.

 

COMISSÃO DE BOLSAS

Pós-Graduação em Geografia –UFMT