Efeitos da flexibilização das medidas de isolamento e distanciamento físico em Cuiabá-MT
Autores
Emerson Soares dos Santos a
Ana Paula Muraro b
Ligia Regina de Olivira b
b Instituto de Saúde Coletiva
Resumo
A. Sumário executivo
Esta nota técnica apresenta uma análise da evolução temporal e distribuição espacial da COVID-19 em Cuiabá entre o período de 20 de março a 9 de maio de 2020.
As principais características desta análise são:
i. São elaborados após agregação dos dados por Semana Epidemiológica, para diminuir a flutuação diária.
ii. São feitas comparações com os dados do estado, possibilitando avaliar o ritmo de crescimento da curva de contágio.
iii. Poderá servir de subsídio para tomada de decisão por parte do poder público local, pois classifica áreas de acordo com o ritmo e intensidade da ocorrência de casos, inclusive identificando bairros que tem difusão espacial de casos por contágio.
A1. Procedimentos metodológicos
Dados de casos e óbitos para o estado foram coletados nos Boletins Informativos da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, publicados diariamente em sua página oficial. Os dados sobre a ocorrência de Covid-19 em Cuiabá foram disponibilizados pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Os dados foram agregados para o nível dos bairros utilizando a malha de bairros do IBGE (2010). Foram utilizadas técnicas de Análise Espacial de Dados Geográficos para elaboração de mapas de ocorrência e de incidência. Os fatores socioeconômicos utilizados para análise sobre as condições de moradia, renda e mobilidade são componentes do GeoSES (Barrozo et al., 2020), um indicador socioespacial para estudos em saúde pública.A2. Principais resultados
-
O Isolamento Social diminuiu consideravelmente entre os dias 21 de março a 2 de maio no estado de Mato Grosso. Na Semana Epidemiológica 19 (3 a 9 de maio) houve aumento do número de notificações e de municípios com pessoas infectadas. A média diária semanal de notificação de novos casos aumentou 95% na última semana em Mato Grosso. Isto é reflexo da diminuição do isolamento social verificada no estado.
-
Em Cuiabá, a média diária semanal chegou a diminuir entre os dias 19 de abril a 2 de maio. Entretanto, na Semana seguinte (3 a 9 de maior [SE 19]), o número de casos atingiu a maior média diária semanal de novos casos desde o dia 20 de março.
-
O menor ritmo de crescimento na capital deve-se ao fato de as medidas de isolamento social serem mais rígidas do que nas cidades do interior.
-
Metade dos bairros de Cuiabá já tiveram casos confirmados de Covid-19.
-
Há maior concentração na região central da cidade, Jardim Imperial, Jardim Itália e Jardim das Américas, surgindo novos casos por várias semanas seguidas.
-
Nas últimas três semanas a maior parte dos casos tem ocorrido na região central da cidade (Centro Sul e Bosque da Saúde) e no Bairro Jardim Imperial, o que nos leva a interpretação de que há difusão por contágio na região central da cidade (e arredores) e no Jd. Imperial e seu entorno.
-
Começam a surgir casos em bairros da Região Sul de Cuiabá, áreas com maior proporção de pobres, onde até 15% dos trabalhadores (N~7.500) passam até 2 horas dentro do transporte coletivo para chegar ao local de trabalho, o que resulta em grande tempo de exposição a um possível contágio.
-
Com casos de COVID-19 ocorrendo em 50% dos bairros da cidade, a retomadas das atividades escolares de forma presencial, em qualquer das redes de ensino, mesmo a rede municipal que conta com o menor número de estudantes usando transporte público gratuitamente, colocará em exposição ao contágio do vírus considerável número de pessoas.
A3. Principais Limitações
As análises apresentadas neste documento técnico são:
-
Não foi possível ter acesso a dados atuais sobre o tempo de permanência dentro do transporte público.
-
Os dados sobre Mobilidade de pessoas são medidas de todo o estado, não sendo possível associar tal informação para Cuiabá.
1. Introdução
2. Metodologia
2.1 Isolamento Social
A taxa de mobilidade apresentada é baseada no Relatório de Mobilidade disponibilizada pela Google <https://www.google.com/covid19/mobility/> para o estado de Mato Grosso. Trata-se de iniciativa da empresa estadunidense que monitora o uso de telefones celulares de usuários em todo o mundo. Neste estudo a linha de base foi ajustada para o valor mediano para o dia da semana correspondente durante o período de cinco semanas de 15 de fevereiro a 20 de março de 2020.
2.2 Evolução temporal e distribuição espacial em Cuiabá
Evolução temporal
Dados de casos e óbitos para o estado foram coletados nos Boletins Informativos da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, publicados diariamente em sua página oficial. Os dados sobre a ocorrência de COVID-19 em Cuiabá foram disponibilizados pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, por acordo de cooperação técnica entre esta instituição e a UFMT. Para atenuar a oscilação diária do número de casos novos registrados, os dados para análise da evolução temporal da doença foram agregados por Semana Epidemiológica (SE).
Distribuição espacial
Os dados foram agregados para o nível dos bairros para elaboração de mapas temáticos sobre a ocorrência de casos em Cuiabá. Foi utilizada a malha de bairros do IBGE (2010) para incluir bairros novos surgidos depois do último Censo Demográfico.
Os mapas da difusão espacial da doença foram elaborados utilizando-se duas técnicas de Análise Espacial de Dados: a) Interpolação IDW para exibir a distribuição da ocorrência dos primeiros casos registrados, e b) Estimador de Densidade Kernel para estimar a intensidade de casos na área urbana, e identificar as áreas com maior recorrência de casos registrados.
Os fatores socioeconômicos utilizados para análise sobre as condições de moradia, renda e mobilidade são componentes do GeoSES (Barrozo et al., 2020), um indicador socioespacial para estudos em saúde.
3. Resultados
3.1 Isolamento social em Mato Grosso
No dia 16 de março de 2020, ainda sem nenhum caso de COVID-19 confirmado no estado, o Governo de Mato Grosso publicou o Decreto nº 407 que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Desde então, outros decretos foram editados, com destaque para o nº 420 no dia 23 de março de 2020, declarando situação de emergência em MT, data em que o estado estava com 6 casos confirmados e 210 suspeitos.
As medidas de supressão adotadas precocemente provavelmente foram as responsáveis pela menor velocidade da transmissão da doença no estado, porém, recentes decisões de flexibilização do isolamento tomadas pelo governo do estado e por algumas autoridades municipais já apresentaram efeitos no maior fluxo de pessoas observado nas últimas semanas (Figura 1). A presença de pessoas entre os dias 20 de março e 2 de maio aumentou em lojas e recreação [-70% para -40%], farmácias [-36% para -2], parques [52% para -12%], pontos de ônibus [-52% para -37%] e locais de trabalho [-29% para -18%], e diminuiu em áreas residenciais [11% para 7%].Figura 1: Mudança no fluxo de pessoas em Mato Grosso a partir de 21 de março, comparado à linha de base.
3.2 Evolução temporal e espacial em Cuiabá
Figura 2: Número de casos acumulados até 09 de maio e Taxa de incidência (por 100 mil habitantes) de Covid-19 em Mato Grosso e Cuiabá.
Figura 3: Média diária de casos e acréscimo de casos novos de Covid-19, segundo semana epidemiológica. Mato Grosso e Cuiabá, 09 de maio de 2020.
O centro da cidade é bastante procurado pela população da cidade inteira, o que o transforma em uma área potencial de transmissão do SARS-Cov-2. Estudo realizando em Wuhan (Liu et al., 2020) mostrou que em o vírus foi encontrado em suspensão no ar em área de grande concentração de pessoas nos arredores de hospitais, e atribuem isso ao fato de ser a grande circulação de pessoas infectadas. O Jd. Imperial tem um centro comercial que atende a população dos bairros do entorno e, além disso é cortado pela Av. Professora Edna Maria Albuquerque Affi (Av. Das Torres), e muitas pessoas que utilizam esta importante avenida como trajeto é potencial cliente de qualquer estabelecimento local. A Av. das Torres é uma das principais formas de acesso à região sul da cidade, onde no cenário mais recente da capital, percebe-se a ocorrência de casos nas últimas duas semanas (Pedra 90, Altos do Parque, e outros).
Figura 4: Difusão espacial da COVID-19 a partir do primeiro caso confirmado em Cuiabá, 2020.
3.3 Relação entre casos, mobilidade e condições de moradia
Figura 5: Difusão espacial de casos confirmados de COVID-19 e fatores socioeconômico dos bairros em Cuiabá, 2020.
Referências
Forma de citação:
Santos ES, Muraro AP, Oliveira LR;. Efeitos da flexibilização das medidas de isolamento e distanciamento físico em Cuiabá-MT. Nota Técnica. IGHD/ISC – UFMT: Cuiabá, 2020.