Image Not Found

Orientações para uso do LEGEO


O Laboratório de Ensino de Geografia (LEGEO) é um espaço destinado à realização de atividades com vista ao aprimoramento da prática do ensino de Geografia. Nesse sentido, atende às demandas de professores e estudantes do curso de Licenciatura em Geografia, oferecendo-lhes material de apoio ao aprendizado e ao planejamento de métodos e técnicas a serem utilizados em sala de aula.

Além de subsidiar as atividades de pesquisa e extensão na área de ensino de Geografia, o laboratório atende às necessidades das disciplinas Projetos Educativos em Geografia Humana, Projetos Educativos em Cartografia, Projetos Educativos em Geografia Física, Didática Geral, Didática para o Ensino de Geografia e Estágio Curricular Supervisionado I, II e III.

Para o adequado aproveitamento do LEGEO, seus usuários deverão atender às normas que seguem.

1. O LEGEO atende às demandas do curso de Licenciatura em Geografia. Quando ocioso, estudantes, professores e pesquisadores do curso de Bacharelado em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia poderão utilizar suas funcionalidades mediante prévia reserva.

2. Somente será admitida a realização das seguintes atividades, com prioridade para o atendimento às necessidades de professores e estudantes do curso de Licenciatura em Geografia em caso de reserva:
• Aulas;
• Atividades de extensão;
• Pesquisas no acervo ou na internet;
• Estudos individuais ou em grupo;
• Reuniões;
• Retirada e devolução de material.

3. Os usuários são livres para consultar o material disponível no acervo sem notificação ao técnico, desde que não devolvam ao local o que for retirado. Após consulta, o material deve ser deixado sobre a mesa e o técnico comunicado.

4. O laboratório dispõe de quatro (4) computadores com acesso à rede. Não é permitido baixar softwares e todos os arquivos baixados e salvos temporariamente devem ser descartados após cumprirem sua finalidade.

                  4.1. Diariamente, ao final do expediente, o técnico realizará a remoção de todos os arquivos não descartados, portanto é de responsabilidade do usuário o imediato salvamento de documentos em dispositivos pessoais.

5. É necessária prévia reserva do LEGEO para aulas e reuniões, o que pode ser efetuado diretamente no local, por meio de contato telefônico ou por e-mail (ver item 17).

6. A capacidade máxima do laboratório é de 20 pessoas.

7. Em caso de necessidade de utilização do espaço em horário no qual o técnico não esteja presente, o requerente deverá solicitar a chave a docente pertencente ao colegiado do curso de Licenciatura em Geografia e assinar termo de responsabilidade, comprometendo-se à sua devolução imediatamente após o uso ou no primeiro dia útil subsequente.

                  7.1. À solicitação de chave deve preceder sua reserva, presencialmente ou por um dos canais de contato com o LEGEO (ver item 17).

                  7.2. Ao deixar o laboratório, o responsável por sua utilização deverá certificar-se de que todos os equipamentos estejam desligados e apagar todas as luzes.

8. A responsabilidade pela manutenção da limpeza e organização do espaço é solidária entre todos seus usuários. Dessa forma, após sua utilização, todos os resíduos devem ser descartados e o LEGEO organizado como estava previamente ao uso.

9. Em nenhuma hipótese é admitido o consumo de alimentos no LEGEO.

10. É proibido se deitar nas mesas, banco e cadeiras do laboratório.

11. A retirada de materiais do laboratório é possível após a assinatura de um termo de compromisso no qual constarão nome e número de matrícula do usuário, datas de retirada e de previsão para devolução, nome de professor responsável pela demanda e assinaturas do usuário e do técnico.

                  11.1. O prazo para devolução de trabalhos impressos é de 15 dias corridos, renovável por igual período após apresentação pessoal no LEGEO e assinatura de novo termo.

                  11.2. O prazo para devolução de equipamentos é de um dia útil, inadmitida renovação.

                  11.3. O disposto nos itens 11 e 11.1 deve ser atendido ainda que o requerente seja autor do material demandado.

                  11.4. Em caso de desrespeito aos prazos mencionados, o termo assinado será remetido ao docente responsável pela solicitação do material e ao colegiado de curso de Licenciatura em Geografia para adoção das medidas pertinentes.

                  11.5. Em caso de atraso na devolução ou renovação, o usuário ficará impedido de nova retirada ou renovação pelo número de dias correspondentes ao atraso.

12. Será conservado em poder do técnico uma planilha de verificação da utilização do LEGEO. Nela constarão nome, assinatura, número de matrícula e contato do usuário, assim como horário de chegada e de partida e o motivo de sua visita.

13. Será mantido, nas dependências do laboratório, um livro de ocorrências, de livre acesso e preenchimento pelo técnico e por seus usuários.

15. Os casos omissos serão decididos pelo colegiado de curso de Licenciatura em Geografia.

16. O técnico responsável permanecerá no laboratório de segunda à sexta-feira, de 13h a 21h.

17. São meios de contato com o LEGEO, além do presencial:
                  17.1. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
                  17.2. Telefone: (65) 3615 8475, ramal: 228.

                                                                                                                                                                                    Cuiabá (MT), 20 de abril de 2018.