UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

I

 De acordo com os termos da Resolução CONSEPE 05/2008 - “Podeo ser isentos os servidores da UFMT e os candidatos que requererem isenção, em virtude de situação econômica que não lhes permita cumprir a exigência”.

 

Aos servidores efetivos do quadro técnico-administrativo da Universidade Federal de Mato Grosso a isenção será garantida desde que acrescentem, à documentação exigida para a inscrição, cópia de documento comprobatório de vínculo institucional.

 

De acordo com o Decreto n. 6.593, de 2 de outubro de 2008, fará jus à isenção total de pagamento da taxa de inscrição o candidato que, cumulativamente: a) comprovar inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social (NIS) do candidato, constante na base do CadÚnico existente no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); e b) for membro de “família de baixa renda”, nos termos do Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007.

 

O requerimento de isenção da taxa de inscrição deverá ser realizado exclusivamente via processo SEI-UFMT, após cadastro como usuário externo. Não serão aceitos requerimentos de isenção da taxa de inscrição presenciais, por via postal ou qualquer outra modalidade. O SEI pode ser acessado através do link: https://www.ufmt.br/pagina/sei1591839050/1018. No processo deve constar “solicitação de isenção da taxa de inscrição” (anexo 04 desse edital) e comprovante de situação de baixa renda ou comprovante de vínculo institucional com a UFMT, no período de 12/10/2020 a 15/10/2020. Este será analisado e terá parecer emitido pelo Colegiado do Curso até dia 16/10/2020.

 

Após realizado o protocolo do processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição, contendo toda a documentação exigida, será necessário encaminhar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. preenchendo o assunto com “Isenção” seguido do nome completo. No e-mail, deverá informar nome, telefone e o NÚMERO do protocolo do processo.

 

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UFMT), demanda um prazo de 48 horas entre o cadastro de novos usuários e a liberação para acesso ao Sistema. Cabe ao(a) candidato(a) a observância desse prazo, realizando seu cadastro em tempo hábil para obter a liberação de acesso e peticionar o processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição e/ou o processo de inscrição. Caso tenha dúvidas para realizar o cadastro no SEI-UFMT, acesse aqui o material de apoio.

 

 

O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for indeferida deverá fazer o pagamento da taxa conforme orientações presentes neste Edital.

 

O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for deferida deverá acrescentar à documentação exigida para a inscrição, cópia do parecer emitido pelo Colegiado do Curso, disponibilizado no site da UFMT (https://www.ufmt.br/publicacoes) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (www.geografiaufmt.com.br) a partir do dia 16/10/2020.

 

A documentação completa acima relacionada deve ser apresentada no processo SEI-UFMT no período de 19/10/2020 a 06/11/2020