Entre os dias 22 e 26 de outubro de 2018, o Instituto de Geografia História e Documentação sediará a XX Semana de Geografia da UFMT, privilegiando o tema “Ambiente, Sociedade e Cidadania em tempos de crise”.

Trata-se de uma oportunidade para se refletir e debater sobre o papel da ciência geográfica e da sociedade na formação do cidadão e da manutenção de seus direitos. Ademais, destacar-se-á o processo de produção do espaço brasileiro e mato-grossense no contexto da atual crise política, social e econômica pela qual tem se assolado o ambiente e a sociedade de um modo geral, bem como ampliado os níveis de desigualdades sociais.

Deste modo, busca-se responder o que mudou em termos das condições de trabalho, dos novos desafios a serem enfrentados, bem como as contribuições a serem proporcionadas no contexto da atuação profissional dos bacharéis e professores de geografia.

O público alvo são estudantes e profissionais em Geografia que atuam no Estado de Mato Grosso, sendo incentivada a participação de universidades públicas e privadas que oferecem o curso de Geografia em Cuiabá e Várzea Grande, bem como estudantes de Geografia de outros Campi da UFMT e da UNEMAT, além de universidades privadas que possam vir a oferecer o curso em outros municípios do Estado.

Também se incentiva a participação de professores de Geografia que atuem na rede pública e privada do Estado, apresentando seus Relatos de experiência (modalidade de apresentação de trabalho para que os professores das redes pública e privada de ensino e graduandos em suas disciplinas de prática docente, possam demonstrar como têm atuado no Ensino de Geografia).

Para os demais, haverá a Apresentação de Trabalhos completos demonstrando os resultados parciais e finais de suas pesquisas. Além disso, a oferta de minicursos, oficinas e trabalhos de campo ao longo do evento se estabelece como uma oportunidade para o intercâmbio de experiências profissionais e o compartilhamento de resultados de pesquisas, tendo em vista, a qualificação profissional dos estudantes, professores da rede de ensino público e privado, profissionais em Geografia e demais membros da sociedade inscritos no evento.